Memorável o dia 20 de outubro de 2023, talvez assim definido por uma famosa frase do primeiro astronauta a pisar a Lua, proferida a 20 de julho de 1969, mas aqui adaptada ao concelho de Paredes de Coura: um pequeno passo para um courense, um salto gigantesco para o concelho.
Com a inauguração oficial (a abertura já acontecera alguns meses antes) da variante da autoestrada, mais concretamente da ligação do parque empresarial de Formariz à A3, um novo marco foi colocado na história do desenvolvimento do concelho e na vida quotidiana dos seus residentes. A velha aspiração de António Pereira Junior foi cumprida por Vitor Paulo Pereira, e por toda a sua equipa de vereadores, escolhidos pelos eleitores de Paredes de Coura.
A presença do Primeiro-Ministro tornou o ato mais significativo, recordando que o concelho está na rota do progresso, entrando com bastante peso na indústria exportadora. A esse respeito, Vítor Paulo Pereira referiu que é uma prenda merecida, e que muitos políticos a prometeram, a nível nacional, mas só António Costa a concretizou, tendo este dito que o atual presidente da Câmara de Paredes de Coura tem dotes de persuasão e dinamismo que só por si fazem o impossível acontecer.
Outra inauguração que marcou a indelebilidade desse dia foi a inauguração da fábrica de vacinas, do grupo Zendal Portugal, cuja relevância foi amplamente acrescida com a pandemia de Covid-19.
Depois de muitos sonhos e muitos impossíveis terem sido ultrapassados, onde Vitor Paulo Pereira gosta de estar, porque aí não há tanta competição, a produção de vacinas em Paredes de Coura é algo que mudará a indústria aberta ao conhecimento, o nível da qualificação dos trabalhadores e a realidade social do concelho, pois estamos perante o nascimento de um polo biotecnológico que ganhará gradualmente músculo e conquistará o mundo.
A Zendal de Paredes de Coura representa não apenas mais uma fábrica, com vários edifícios que serão edificados nos próximos anos, mas também um nicho de indústria que mudará o rosto de Paredes de Coura, abrindo novas oportunidades de desenvolvimento a todos os níveis.
Porém, e como frisou Vítor Paulo Pereira, o que determina o desenvolvimento não é senão a capacidade de decisão e as próprias pessoas, que não podem ficar coladas ao chão que pisam.
Sim, será memorável o dia 20 de outubro de 2023, porque, como reconheceu António Costa, Vitor Paulo Pereira tem a capacidade de nos convencer de quase tudo.