Última Hora

quotidianos

27 de Maio de 2020 | José Augusto Pacheco
quotidianos
Opinião

Com o vagar destes novos tempos, em que o ritmo das coisas diárias parece ter abrandado, por mais que o trabalho tenha aumentado, na sua telenatureza, aprecio os pormenores diários que me escapavam por entre os dedos.

Uma crónica alimenta-se do quotidiano. É um retrato de alguma situação, humana ou não humana, desenhado a partir da observação entretanto projetada nas palavras e nas ideias que discorrem pelo teclado do computador.

Sim, desaprendi a escrever à mão, num avolumar contínuo de uma péssima caligrafia, rápida e intuitiva, que só os meus olhos conseguem enxergar.

(Abro parênteses para contar um episódio acerca da caligrafia. Quem não se lembra do caderno de duas linhas dos primeiros anos da escola primária?  Andávamos nós a estreitar as palavras, para que não saíssem das linhas, como faz o comboio para não descarrilhar, sofrendo a bom sofrer, face às palavras duras das nossas professoras, quando um rapaz – sei que era de S. Pedro da Torre e que era assíduo pela Vila – trazia consigo um bilhete para entregar a alguém e intrigava-se com as palavras porque não as conseguia ler. Juntou a criançada da escola – e disso Miguel Dantas é uma testemunha fiável, lá do alto do seu busto, no largo visconde de Moselos, conhecido por largo da Câmara – para tentar decifrar as poucas palavras que agora eram tornadas públicas. Olhei para esse papel e fiquei escandalizado. Não era capaz de identificar as palavras, tal era a desconformidade da caligrafia. Era uma outra realidade que existia para além do mundo da escola, tal como a infância nos ia revelando outros mundos que existiam para além de Coura. Foi a minha primeira perplexidade. Como era possível que alguém escrevesse daquele modo?).

Agora o não humano.

Tenho tid0 tempo para registar com curiosidade o dia a dia de uma aranha (castanha e com duas listas brancas no dorso). Pode ser uma “dictynidae”. Já é adulta. Vive sozinha. Construiu num espaço de jardim, entre as folhas de um manto de cidreira e as folhas de uma azálea desflorida, a sua teia. Talvez, seja melhor dizer, o seu casulo, já que é uma espiral vertical, com uma enorme densidade de fios na parte de baixo e com muitas entradas, e espaçadas, na parte de cima, para que as suas presas entrem livremente e fiquem na cilada montada. Já a vou conhecendo. É paciente, sabe esperar. Mora na parte inferior da teia, do lado de fora, porque o interior fica reservado para as suas presas.

Se um inseto maior lhe estraga a armadilha demora imenso tempo a cruzar novos fios de seda, dando mais consistência à sua casa, tecida com todo o cuidado. Quando um inseto entra na teia começa um jogo impressionante. Correndo pela parte de fora, acompanha o inseto que esvoaça cada vez com mais dificuldades, até que se encontram. Pacientemente, domina o inseto, puxa-o para a parte de fora e depois fica o esqueleto, deitado para o caixote de lixo da teia, que é parte mais inferior, para onde a astuta aranha nunca se desloca.

É assim este vagar do meu dia a dia!

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.