Última Hora

Seja livre

7 de Maio de 2024 | Helena Ramos Fernandes
Seja livre
Opinião

O que significa liberdade para os portugueses?

Em Portugal, associamos a liberdade ao dia 25 de Abril, o dia da revolução dos cravos, da revolta dos militares que, através de um golpe premeditado, colocaram um ponto final no regime ditatorial do Estado Novo. O dia em que Portugal voltou a ser uma democracia após 48 anos de ditadura, o mais longo regime autoritário da Europa Ocidental do século XX.

Nesse belo dia passámos de um regime político ditatorial, autoritário, autocrata e corporativista, para um regime democrático. Um regime que passa a respeitar a liberdade dos cidadãos. E nós, mulheres, categorizadas como o sexo fraco pelo regime anterior, sentimos ainda mais esta nova condição de ser livre. Esse glorioso dia restituiu ao povo português, homens e mulheres, um direito legítimo que lhe tinha sido usurpado pela ganância do poder político de então.

Desde de 25 de Abril de 1974 que somos livres, mesmo que limitados. Somos livres de opinar respeitando certos limites. Somos livres nas escolhas que fazemos desde que estas não ultrapassem determinados limites. Somos livres de viver dentro de limites aceitáveis. É verdade, caro leitor, que a liberdade está sempre envolta em limites. Costuma dizer-se, e bem, que a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros.

A nossa liberdade não pode nem pisar o risco nem ultrapassar os limites. E isto para evitar entrar em transgressão. No entanto, somos livres de escolher o caminho que pretendemos seguir, e livres de escolher quem o queira percorrer connosco, ou até de o percorrermos sozinhos. Somos também livres de voltar a trás e começar de novo. Somos livres, caro leitor. Temos de saber usar este direito constitucional que nos devolveram, sem entrar no espaço da liberdade alheia. Conforme é retratada na constituição na sua actual versão.

Esta liberdade, mesmo que condicionada, mesmo que disfarçadamente controlada por quem tem o poder entre mãos, é boa e temos o dever de saber aproveitá-la. Sobretudo por respeito por quem não a tem.

Seja livre, caro leitor. Envolve-se em ética e moralidade, em respeito e humanidade, e seja verdadeiramente livre e feliz.

Comments are closed.