Última Hora

TIO ZÉ DO CASEIRO ANSIOU PELA VACINA

23 de Março de 2021 | Margarete Barbosa
TIO ZÉ DO CASEIRO ANSIOU PELA VACINA
Destaque

José Maria da Rocha é um dos mais idosos a residir na freguesia. Tem quase 92 anos de idade e foi vacinado contra Covid-19 no dia 25 de Fevereiro (1ª dose) e no dia 18 de Março (2ª dose), nesta que é a fase 1 do Plano Nacional de Vacinação contra o novo Coronavírus, que abrange os idosos com 80 ou mais anos. “Medo? De quê? A vacina é importante e não dói nada. Não senti nada nem tive nenhum sintoma depois”, exprime o idoso com notória satisfação.

Tio Zé do Caseiro, como carinhosamente é chamado na freguesia, é casado com Maria de Jesus da Cunha e ambos foram vacinados no mesmo dia: “Ligaram-nos do Centro de Saúde a perguntar se queríamos ser vacinados. Respondemos logo que sim. Estes últimos meses têm sido complicados. Estamos muito fechados em casa e é importante combater esta pandemia. A idade também já é muita e ninguém gosta de cair numa cama de hospital”, explica de forma bem lúcida o nosso nonagenário.

José Rocha caminha bem pelo próprio pé. Tem as dores típicas da idade, mas não dá “parte de fraco”. Não se lamenta nem gosta de ouvir queixumes. Homem elegante, esconde o sorriso meigo por detrás de uma máscara que lhe realça os grandes olhos azuis e o cabelo branco. Na varanda da sua casa, falámos da sua vida de trabalho como carpinteiro, da criação dos filhos e das doenças que viu em novo como a febre tifoide, a cólera, a tuberculose, a febre-amarela que tantas vidas ceifou. “Antigamente as casas eram pouco arejadas, muito pequenas e com muita gente a morar nelas. Entrava chuva e frio por todo o lado, andávamos descalços e bebíamos de qualquer sítio. Se falarmos do tempo dos meus pais, era bem pior e no tempo dos meus avós nem se fala. Claro que as doenças apareciam e não havia forma de as curar ou fugir delas. Há 100 anos atrás, se falarmos da Gripe Espanhola, nem é bom pensar na gente que morreu em tão pouco tempo. Hoje temos a sorte da ciência ter uma vacina para nos ajudar”, comenta com sentida gratidão.

José Rocha foi dos primeiros a serem vacinados na sua faixa etária e juntamente com ele, outros 23 idosos da freguesia já foram vacinados com a segunda dose. A adesão tem sido positiva e as reacções abonativas.

Aguardemos pelas demais fases de vacinação sempre assentes num cenário optimista.

Comments are closed.