Investir na tradição é, hoje, uma qualidade quase perdida. Ainda mais difícil é encontrar inspiração nessa tradição para a criação de arte nova. Numa geração que procura esquecer o passado, onde morrem as lendas e se esquecem os velhos hábitos, as pessoas rompem com a sua história. A modernidade parece rasgar o manto do passado, no entanto os poetas salvam-nos.
Rui Lemos é um criador da arte inspirado nas tradições. Chef, músico, artista, procura em Paredes de Coura a fonte da sua criação artística. Poeticamente, cria a sua arte ligando os elementos naturais courenses com a velha culinária portuguesa. Mais do que uma mera reprodução foca-se na feitura do novo, no moderno. Ligando o passado ao futuro, o vencedor do Masterchef de 2024, faz da cozinha o seu palco. A sua paixão pela Cultura e o Natural fornece-nos pratos cheios de dedicação e talento. Sentindo desde novo a paixão pela criação poética (quer esta seja na cozinha, música ou teatro), realiza-se nesta sua criação, procurando explorar novos sabores. Com um claro gosto pelo Mundo, o Chef influenciado pela descoberta de várias técnicas e especialidades para a feitura dos seus pratos cria experiências, valoriza tradições e concretiza a culinária cultural.
Para o Chef a cozinha é uma experiência. A culinária junta-se à sua veia artística com um ambiente acolhedor com música; e os seus pratos deliciosos e únicos prendem-nos os sentidos. Saborear a comida de Rui Lemos é reflectir sobre o propósito da arte, é experienciar com todos os nossos sentidos: olfato; tacto; audição; visão; e, por fim, o paladar.
Conhecer Rui Lemos é conhecer um artista do Mundo, um poeta nocturno criador de experiências que afectam a nossa perspectiva do diferente. O palco da sua vida é, sem sombra de dúvidas, a cozinha, porém, como artista explorador de diferentes áreas, seria de esperar a criatividade teatro-musical reflectida na sua comida.
A criatividade na cozinha é o que o torna um verdadeiro poeta dos sentidos. A invenção de novos pratos, com especiarias e técnicas culturais variadas (como é o caso do seu prato Prelúdio de Atum inspirado na cultura japonesa) fascina os amantes da gastronomia portuguesa. Esta inovação criativa, com a procura pela mudança, cativa os portugueses ao criar uma ligação à cultura tradicional (especialmente a minhota) com a cultura actual (na procura de invenções únicas). Formando arte do básico (de meros ingredientes), o Chef vimaranense apresenta a Paredes de Coura novas formas de degustar pratos, criando paixões culinárias.
Chefs existem muitos, mas nenhum como Rui Lemos. Ganhar a última edição do Masterchef de Portugal abriu-lhe mais oportunidades, no entanto, foi o seu talento e o amor à Cultura que o trouxeram a Paredes de Coura, para a cozinho do recentemente reaberto Restaurante do Taboão. Ganhando experiência na área e amizades incalculáveis, Rui Lemos ensina-nos a valorizar a beleza da comida.
Trazendo consigo outro participante do Masterchef de 2024 (o Chef Domingos Silva), Rui Lemos mostra-nos como uma experiência como o Masterchef afecta vidas e cria vínculos inseparáveis de fraternidade. O talento e a arte juntam-se para a criação de uma equipa composta por apaixonados pela degustação. Quer seja com os pratos principais compostos pelas especialidades do Chef (como o Puré de Raiz de Aipo), assim como pelas sobremesas soberbas criadas pelo Chef Domingos Silva (tal como a mousse de biscoitos de milho), o Menu forma-se no trabalho de equipa e na união entre as pessoas.
A comida liga-nos e o gosto torna-se arte, quando os vários elementos e sentidos, presentes no prato, acentuam o que sentimos. Para viver é preciso degustar a Vida, é preciso saborear cada momento, e nada melhor que a comida para formar apreciadores etéreos. Comer a comida do Chef Rui Lemos é a experiência de aprender a viver novamente. Reaprender a saborear a realidade através do ambiente que nos proporcionam e sentir os aspectos mais doces que o futuro nos proporcionará.
Assim, completando o caminho de sabores ao percorrer (saboreando) os vários pratos do Menu, surge uma satisfação única. E se tudo o que é doce nos traz felicidade, saborear as sobremesas do Chef Domingos Silva é indispensável na experiência de degustação dos pratos do Chef Rui Lemos. Preparemos os talheres para acolher os novos talentos vimaranenses em Paredes de Coura.