Última Hora

ZELADORA DO ALTAR DO SENHOR NA CRUZ

16 de Dezembro de 2020 | Eduardo Daniel Cerqueira
ZELADORA DO ALTAR DO SENHOR NA CRUZ
Destaque

TIA CUCA, FELIZ A PRATICAR O BEM

Se nos referirmos a Gracinda da Rocha Pereira, poucos saberão de quem falamos, porém se dissermos que essa pessoa é a Tia Cuca, todos a identificarão pois é uma das personagens mais conhecidas a nível concelhio. Tanto que em Agosto de 2018, foi agraciada com a medalha de mérito concelhio, pelos seus préstimos a todos quanto recorrem à sua ajuda, mormente na aplicação da “pomada milagrosa” que ajuda na reabilitação após queimaduras.

Nesta publicação falaremos da sua função enquanto zeladora do altar do Senhor na cruz, situado no lado da epístola, na nave central da Capela do Divino Espírito Santo, na vila de Paredes de Coura. Este altar, recentemente com colocação de uma iluminação que destaca mais a imagem do Crucificado, é semanalmente ornamentado pela Tia Cuca, há mais de uma década segundo nos referiu, e mais disse que pretende continuar enquanto puder a prestar este preito. Neste local está ainda exposta à veneração uma imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Esta linda senhora, que conta mais de 8 décadas de existência, pertencente à família dos Pi, habitante da emblemática Casa do Pêras, sempre marcada por fazer o bem e sem olhar a quem, é um vivo exemplo de evangelho colocado na prática. Gosta de praticar aquilo que lhe foi transmitido, e quantas vezes tem ajudado, quantas vezes, para a Igreja, tem sido benemérita… mas a sua modéstia leva-a a desvalorizar esses actos e a continuar cada vez mais a ser ainda melhor.

Presença assídua nas cerimónias realizadas na Igreja Matriz e na Capela do Espírito Santo, a Tia Cuca está sempre com um sorriso aberto, mesmo nos momentos mais difíceis. Como a ela se referiu Vítor Paulo Pereira, edil concelhio: “É feliz quando vê alívio e paz naqueles que precisam de ajuda”.

Um beijinho grande Tia Cuca, continue a ser para nós exemplo e a praticar o bem.

Comments are closed.