Última Hora

CAMINHO DE SANTIAGO UNE POVOS DE TODO O MUNDO: PAREDES DE COURA NO CORAÇÃO DO MAPA DO APÓSTOLO

10 de Abril de 2019 | Eduardo Daniel Cerqueira
CAMINHO DE SANTIAGO UNE POVOS DE TODO O MUNDO: PAREDES DE COURA NO CORAÇÃO DO MAPA DO APÓSTOLO
Cultura

 

Ecoando em nossa memória um refrão de uma cantiga que escutamos de uns peregrinos, em Compostela no Ano Santo de 1999“ (A Santiago voy, a Santiago voy, como un peregrino por el camino de la ilusión”), vamos falar, uma vez mais nestas páginas, sobre os Caminhos de Santiago. Antes de mais, uma explicação: dizemos Ano Santo Compostelano, ou Ano Xacobeo (Jacobeu), quando o dia 25 de Julho, memória litúrgica do martírio do Apóstolo Santiago coincide com um domingo, ocorrendo 14 vezes em cada século, sendo o próximo em 2021.

Da nossa história local, é parte intrínseca essa fabulosa via que nos une desde há seculos a Compostela, e por onde milhares de peregrinos de todo o mundo atravessaram o concelho almejando visitar o túmulo com os restos mortais do primeiro apóstolo a ser morto. O caminho foi antes de mais um canal de intercâmbio entre culturas e vidas. Quantas histórias, quantas lendas, quantas referências a Santiago existem na nossa terra! A chamada “meia de baixo” todos os anos assiste à passagem desses transeuntes (a pé, de bicicletas, a cavalo), que pretendem “desligar” um pouco da rotina, aproveitam o percurso para admirar as belezas naturais e históricas edificadas, e realizar um verdadeiro retiro espiritual.

Desde 1999 até hoje, muito se fez… reconhecemos que há vinte anos nunca pensávamos que hoje em dia teríamos tantos equipamentos e outros a pensar nos peregrinos. Há uma crescente valorização do Caminho de Santiago, quer pelo Município, pelas Juntas de Freguesia quer pelos cidadãos. Vejamos, por exemplo: marcos informativos turísticos, casas de habitação de apoio aos peregrinos e o albergue de São Pedro de Rubiães instalado na antiga escola primária da Costa. Ainda recentemente foi instalado no Caminho das Piçarras, junto à Casa Florestal, em Romarigães, uma obra de arte, denominada “Ver através da árvore”, da artista plástica Dalila Gonçalves, que pretende dar as boas-vindas aos forasteiros.

Recentemente o Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que regula a valorização e promoção do Caminho de Santiago, através da certificação dos seus itinerários e da criação de um órgão de coordenação nacional. Esta medida era há muito aguardada pelos municípios atravessados pelo caminho e reconhece a sua importância. Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, “pretende-se, com o presente diploma, criar uma disciplina legal que defina os critérios comuns aplicáveis ao reconhecimento, salvaguarda, valorização e promoção do Caminho de Santiago, através de um procedimento de certificação, sob a égide de uma estrutura de coordenação de âmbito nacional”, a Comissão Executiva do Caminho de Santiago. Para além de ficar com a responsabilidade da coordenação da actuação “das diferentes entidades envolvidas”, esta comissão executiva terá como função “a representação, a nível interno e externo, do Caminho de Santiago”. Para o assessorar é criado também um Conselho Científico, ao qual caberá a promoção “da investigação científica, imprescindível à boa gestão do Caminho de Santiago”.

A dois anos do próximo Xacobeo, ainda muito poderá ser feito, como por exemplo a requalificação e limpeza de infra-estruturas, homogeneização da sinalética (a exemplo do que acontece na Galiza, onde há um conjunto de normas), entre outros… acreditamos que quando isso ocorrer, e num futuro próximo, o itinerário português será incluído na lista da Unesco do Património Imaterial da Humanidade.

Paredes de Coura, com certeza, também vai aprimorar (sem exageros destrutores) a envolvente do caminho, demostrar a hospitalidade aos forasteiros, promover o restante território concelhio e actividades locais, e os courenses mais do que nunca em 2021, a pé, a cavalo, de bicicleta, de carro, de autocarro rumarão a Santiago de Compostela, entrando pela porta santa, dando o abraço ao santo, deixando-se purificar pelo fumo proveniente do “Botafumeiro” (incensório de grandes dimensões).

“ A Santiago voy”.

 

Albergue de S. Pedro de Rubiães recebe milhares de peregrinos das sete partidas

A pé ou a cavalo, pelo Caminho de Santiago

Peregrinos de Santiago na romaria de S. Bento

Comments are closed.