Última Hora

Centenário do arciprestado

9 de Fevereiro de 2016 | Eduardo Daniel Cerqueira
Centenário do arciprestado
Paredes de Coura

É missão do NC, desde a sua fundação, recordar efemérides no que diz respeito à História do concelho ou à vida dos courenses.

Desta feita, não queremos deixar passar em branco, o centenário do arciprestado de Paredes de Coura, criado em 25 de Janeiro de 1916, por decreto de D. Manuel Vieira de Matos, venerando arcebispo de Braga. Há 100 anos, foi então estabelecido o arciprestado courense, agrupando as 21 paróquias de Paredes de Coura, sendo seu arcipreste o padre dr. Manuel Joaquim da Cunha Ribas, nomeado pelo prelado em 4 de Março desse ano durante uma reunião particular do clero. Ainda em 1916, D. Manuel Vieira de Matos profere várias conferências, reúne com as forças vivas do concelho, e realiza a visita pastoral ao arciprestado, sempre acompanhado por figuras distintas, o supracitado arcipreste, o cónego Bernardo Chouzal, dr. Manuel de Azevedo Araújo e Gama (seu antigo professor de Teologia).

Podemos dizer, entre outras definições, que o arciprestado é o conjunto de paróquias vizinhas, organizado, para que melhor se possa exercer a acção pastoral, de conjunto, mais eficaz, mais próxima, para um adequado planeamento, tendo como agente principal dessa pastoral, a equipa sacerdotal presidida pelo arcipreste, este fomentador e coordenador de toda a acção pastoral no território de arciprestado, em estreita relação com o vigário episcopal e o bispo da diocese.

Actualmente desempenha as funções de arcipreste o reverendo padre Fernando António da Gama Nogueira, nomeado em 31 de Dezembro de 2011, pelo bispo diocesano, para o quinquénio 2012/2016.

 

Para legenda: Padre Manuel Alberto Lourenço e Padre Fernando Nogueira, atuais vice-arcipreste e arcipreste de Paredes de Coura.

vvila2 (Medium)

Comments are closed.