Última Hora

COURA: PLANO DE PAISAGEM DE COURA – O PENEDO DA CIDADE, PONTO DE ENCONTRO DE QUATRO FREGUESIAS DA “MEIA DE BAIXO”

5 de Junho de 2018 | Utilizador Independente
COURA: PLANO DE PAISAGEM DE COURA – O PENEDO DA CIDADE, PONTO DE ENCONTRO DE QUATRO FREGUESIAS DA “MEIA DE BAIXO”
coura

 

Depois de se constituir um grupo de trabalho, a primeira iniciativa para a concretização do Plano de Paisagem da freguesia consistiu na identificação e caracterização da paisagem no sentido de promover a reabilitação de percursos e lugares que deixaram de ser usufruídos pelo desuso consequência da perda de população.

Assim, foram visitados lugares públicos que outrora desempenharam um papel de elevado interesse para a economia das famílias e a sociabilidade das pessoas, tais como lavadouros, fontenários e poças de rega e que irão ser objeto de intervenção no sentido de preservar a sua memória e, nos casos em que ainda são usados, torná-los funcionais.

Também foi feito o diagnóstico do estado de conservação de alguns caminhos que eram percorridos pela população entre os vários lugares da freguesia (caminho dos Laguetes), entre S. Martinho e as freguesias limítrofes (caminho que ligava o lugar do Lousado ao lugar de Outeiral, em Romarigães) e o caminho que conduzia à sede do concelho (Caminho da Feira).

Pelo valor estratégico e porque permanece bem vivo na memória das atuais gerações, mereceu especial destaque o PENEDO DA CIDADE do qual se contam histórias e lendas como a da Moura Encantada. Trata-se de uma formação granítica onde se situa um marco geodésico que sinaliza o ponto de confluência de quatro freguesias da parte baixa do concelho: Coura, Romarigães, Agualonga e Rubiães. Para a reabilitação do espaço, houve que remover dois obstáculos. Desde logo, o penedo está localizado num terreno que não é do domínio público e, por outro lado, o crescimento de vegetação ao longo dos últimos anos tornou o local inacessível. No primeiro caso, os proprietários, Franklin Martins e sua esposa Constança Lopes, ficaram sensibilizados e motivados para colaborar no cumprimento dos objetivos do plano. Nesse sentido, permitiram que se viesse a fazer uma intervenção de limpeza do espaço, na mira de, mais tarde, se poderem realizar iniciativas que agreguem as quatro freguesias. Quanto à acessibilidade, a Junta de freguesia disponibilizou os seus meios para a limpeza do caminho. O trabalho de limpeza do caminho e corte de eucaliptos no terreno foi realizado diligentemente pelo funcionário da Junta, José Brito, conhecido por “Zé da Rua”.

Sem prejuízo dum concurso de ideias que irá ser proposto às autarquias envolvidas, surgiu, entretanto, a sugestão de se implementarem duas iniciativas, a curto prazo. Com a primeira, pretende-se tornar acessíveis os caminhos que, em tempos e em cada uma das freguesias, se formavam e conduziam ao caminho para a feira, em Paredes de Coura. Com a segunda, deseja-se fazer um encontro anual de emigrantes das quatro freguesias no Penedo da Cidade, num espírito de são convívio entre as gentes daquelas freguesias.

Também se iniciaram os trabalhos para definir um percurso de fácil realização e devidamente assinalado que permita aos residentes e visitantes percorrer a aldeia e alguns dos seus pontos mais significativos, com a extensão de cerca de 7 Km.

 

Comments are closed.