Última Hora

FORMARIZ: A LIGAÇÃO DO FCP AO ATLÉTICO CLUBE DE FORMARIZ

22 de Maio de 2018 | Daniela Vieira
FORMARIZ: A LIGAÇÃO DO FCP AO ATLÉTICO CLUBE DE FORMARIZ
Formariz

A ligação do FCP ao Atlético Clube de Formariz

Estando a celebrar-se a vitória do campeonato nacional pelo Futebol Clube do Porto (FCP), e depois de várias conversas com amigos sobre opções clubísticas, decidi partilhar convosco (por isso escrevo na primeira pessoa) a origem da afeição de vários Formacicenses por este clube Azul e Branco. Sempre achei interessante descobrir, por que é nas décadas de 60 e 70, época em que o Benfica era o clube favorito da maioria (ainda hoje é), pelas vitórias que somava, pelo facto de ter o famoso Eusébio como jogador, e até pelo apoio do Regime na altura, existia, em Formariz, uma geração de adeptos fervorosos pelo FCP. Ora, esta predileção, não tem apenas a ver com o facto de ser o clube da 1.ª divisão mais a norte… Tem, sim, a ver com o facto de, em tempos de dificuldades económicas e de difícil acesso a determinados bens, este clube, de riscas azuis e brancas, oferecer os equipamentos (talvez já usados) a um pequeno clube do coração do Alto Minho: o Formariz Atlético Clube. E assim surgiram as cores do clube da nossa terra, que se mantiveram até à sua extinção. Este “patrocínio” fez então com que alguns jovens da altura, que jogavam no clube da terra, torcessem pelo clube da Invicta, e este gosto foi passando de geração em geração, fazendo com que se guardassem alguns indícios deste apoio: a camisola que calhou ao Narciso Vieira “Tingidor” (meu avô), vinda do Porto, com o n.º 4, está religiosamente estimada por um dos netos.

Não é pelas cores do clube que escrevo este texto (odeio discussões clubísticas), mas pelo facto de perceber a razão que motivou que o clube de coração de todos os Formaricenses, o FAC, tivesse as cores e as riscas que sempre o caracterizaram, sublinhando que esse equipamento foi respeitado e amado por muitos adeptos de clubes nacionais com cores diferentes. Assim se faz o desportivismo!

 

Dia da Mãe e Festa da Palavra

O dia da mãe foi festejado, em Formariz, na missa dominical. Esta celebração eucarística contemplou vários momentos festivos: a Festa da Palavra das crianças do 4.º ano, a comemoração do dia da mãe e do mês de Maria. Em pleno mês de maio, os símbolos marianos, de maior devoção da população Formaricense, estão em destaque na igreja matriz: a imagem de Nossa Senhora de Fátima, ladeada pelos pastorinhos e a imagem da Nossa Senhora do Livramento, trazida da sua capela (em obras), para ser venerada durante o mês de oração do Rosário.

A Francisca, a Núria e a Verónica foram as três meninas que fizeram a Festa da Palavra, tendo assumido um papel de destaque em toda a celebração: leram os textos bíblicos dominicais, cantaram o cântico com o refrão: “Um lírio, uma rosa, uma orquídea formosa que o Anjo beijou, e essas três flores, esses três amores à terra enviou” e, simbolicamente, entregaram cada uma destas três flores à Nossa senhora do Livramento.

No final, todas as mães receberam, das mãos do pároco, uma rosa, lembrança do dia da Mãe.

Em Junho há mais atividades na Irijó

Tal como noticiamos na edição anterior, a Comissão de Festas da Nossa Senhora da Purificação e Santo Amaro, tem realizado diversas atividades de animação no alto do Monte da Irijó. Para o dia 3 de junho está previsto um convívio, onde se inclui a concentração de cavaleiros e motinhas, e a animação com concertinas. As inscrições estão abertas a todos os que tenham vontade de passar um bom momento na carvalheira da Irijó, aproveitando para almoçar naquele espaço idílico (basta contactar algum dos elementos da Comissão de Festas).

 

 

Comments are closed.