Última Hora

FORMARIZ: OS NOSSOS PRODUTOS EM PARIS

2 de Maio de 2019 | Daniela Vieira
FORMARIZ: OS NOSSOS PRODUTOS EM PARIS
Formariz

 

Avelãs e outros que tais. Mais uma vez os produtos courenses viajaram até Paris, à feira de Nanterre, que se realizou nos dias 12 a 14 de abril, e na panóplia de delícias portuguesas não podia faltar um produto de excelência a representar a nossa freguesia: os produtos da “Ardnas’s Snacks”. A “Ardna’s” é uma pequena empresa artesanal, da nossa conterrânea Sandra Silva, filha do Zé e da Nilde, e baseia-se na produção de produtos com avelã, fruto dos pomares da família, todos eles localizados em Formariz, o que faz com que os produtos sejam genuinamente formaricences! Com este fruto a Sandra cria diversos produtos que provocam o deleite em quem tem a oportunidade de os degustar: bolachas de avelã, biscoitos de milho e avelã, bolachas de chocolate e avelã, miminhos com avelã, barritas energéticas de avelã, avelãs caramelizadas… Sim, a rainha é sempre a avelã! A avelã é um fruto muito rico em energia e contém inúmeros nutrientes que essenciais à saúde. E prepare-se… se provar qualquer um destes produtos não vai querer parar. Onde pode comprar? Na Loja Rural de Paredes de Coura (mesmo ao lado da Câmara Municipal), ou diretamente junto da produtora, Sandra Silva, na Rua da Trepa, em Formariz de Cima.

Amigos em Paris. Mais uma vez tive a oportunidade de visitar a nossa comunidade em Paris, nomeadamente na Feira de Nanterre 2019, onde vários formaricenses fizeram questão de visitar o stande courense e matar um bocadinho as saudades do nosso cantinho. Apesar de sabermos que, atualmente, a nossa comunidade emigrante tem a possibilidade de nos visitar mais vezes (felizmente!), é sempre uma alegria abraçar os nossos e perceber que a amizade perdura para além dos quilómetros de distância. A todos os que fizeram questão de me cumprimentar neste fim-de-semana de emoções e alegrias vai o meu abraço muito forte e o desejo de vos rever muito em breve!

Passeio a Lamego. Prosseguindo na sua missão de proporcionar momentos de lazer e culturais à população da freguesia, a Associação de Formariz vai realizar neste ano dois passeios com conteúdo histórico e cultural relevante. No dia 11 de maio a saída será para Lamego, cidade do tempo romano, onde terão decorrido as lendárias Cortes de Lamego para aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal (há historiadores que defendem esta versão), e se estabeleceram as regras de sucessão do trono. Para este dia está prevista a visita ao Convento de Santa Maria de Salzedas, pertencente à Ordem de Cister, datado do século XI, e à Ponte de Ucanha, considerada a primeira “portagem” portuguesa (desde o ano 1465). No percurso histórico, percorreremos a parte histórica da cidade de Lamego, onde se situam o castelo, a cisterna antiga, a Sé. De comboio turístico faremos um tour guiado pela cidade (por forma a que aqueles que têm mais dificuldade de locomoção possam conhecer a cidade) e visitar o ex-libris da região: o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios. Como não podia deixar de ser, não viremos embora sem provar o espumante da região, numa vista às Caves da Murganheira. Como é habito nos nossos passeios, todas as visitas serão orientadas por guia local credenciado, que nos fornecerá todas as informações culturais e históricas sobre a cidade e a região. Para setembro está previsto o segundo passeio do ano: uma ida à capital! Pretende-se dar a oportunidade aos formaricenses de conhecerem a residência oficial do Presidente da República Portuguesa: visita ao Palácio de Belém e jardins, e Museu da Presidência. Haverá ainda a oportunidade de fazer uma visita guiada pela cidade, em autocarro anfíbio, momento para visualizar os principais monumentos de Lisboa. Vai perder estas oportunidades? As inscrições devem ser realizadas junto dos elementos da associação.

 

Produtos de Formariz em Nanterre

Comments are closed.