Última Hora

FORMARIZ

11 de Abril de 2018 | Daniela Vieira
FORMARIZ
Formariz

Formariz em Paris

Desta vez vou escrever na primeira pessoa. Não podia deixar de o fazer. Tive a oportunidade de ir a Paris, participar na 15.ª Festa e Feira de Nanterre, evento organizado e participado pela diáspora Portuguesa.

Grande festa, muita música, muita alegria, muitos produtos com o selo português. Mas o importante são as pessoas. E, como não poderia deixar de ser, eu estava ansiosa por reencontrar os meus conterrâneos, aqueles com quem fui criada, aqueles que fazem parte da nossa história de vida, aqueles que levam o nome da nossa terra às comunidades gaulesas, demonstrando a nossa garra, a nossa força e a nossa coragem.

Conheci imensos Courenses radicados em Paris, fiz amigos, mas hoje gostaria de salientar as visitas que recebi dos meus conterrâneos, dos Formaricenses que fizeram questão de estar presentes e que permitiram um registo fotográfico para esta edição: foi com muita alegria e emoção que partilhei momentos do fim-de-semana de 23 a 25 de março, com a Céuzinha e o Lima, com a Nela (do Rolando), a filha Adriana e a sobrinha Catarina (da Fátima e do Caldinhas), a Glórita (do Sr. Hilário) e o Jorge (da Ponte), a Cidália e o Augusto, a Eva e o Américo (do Faria).

Nunca esquecerei a frase da Glórita: “Gosto muito de te ver quando vou a Portugal, mas fico ainda mais feliz por te ver cá.” É verdade amiga, a alegria de nos encontramos em locais mais improváveis é diferente e emocionante. Foram abraços fantásticos que aí recebi. Deixo aqui o registo desses momentos e a promessa: se um dia puder volto para vos rever na terra que vos acolheu!

 

A tradição ainda é o que era…

Em Formariz as tradições mantêm-se. As celebrações da Quaresma e da Páscoa são efusivamente celebradas pela comunidade. No domingo de Ramos, vários Formaricenses participaram na representação da Via Sacra, que este ano decorreu na paróquia de Ferreira.

A quinta-feira Santa foi celebrada com o rito do lava-pés, cumprindo-se o pedido de Jesus: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vos também”. Assim foi: o pároco, Padre Manuel Alberto, lavou e beijou os pés a vários homens da comunidade, representando esta cena bíblica da última ceia, de tão elevada importância no Cristianismo. Na sexta-feira, realizou-se a Adoração da Cruz, invocando os últimos momentos da Paixão de Cristo.

A missa de Aleluia foi celebrada, este ano, no domingo de manhã, celebrando a Ressurreição de Cristo, anunciada à população durante a tarde de domingo e segunda, com a tradicional Visita Pascal.

 

Março, mês da árvore

O dia 21 de março é o dia da árvore. Em Formariz, este dia tem vindo a ser celebrado com ações, demonstrando uma real preocupação com a reflorestação:

  1. Nos primeiros meses do ano, os baldios limparam, e reflorestaram com carvalhos, o monte da Irijó (notícia que já publicamos na edição anterior);
  2. No dia 2 de março, a Câmara Municipal promoveu, na sede da Associação de Formariz, uma sessão de esclarecimento sobre as limpezas obrigatórias dos terrenos florestais, ao abrigo da campanha “Portugal sem fogos está nas mãos de todos”;
  3. Apesar de o prazo da obrigatoriedade de limpeza de terrenos ter sido alargado, muitos proprietários já fizeram a remoção do material vegetal e lenhoso propício à propagação de incêndios: esta limpeza é, por exemplo, muito notória, junto à zona industrial de Formariz;
  4. A Junta de Freguesia repôs os carvalhos na Chão do Abade; este espaço idílico e central da freguesia, onde existem carvalhos centenários, havia sido já limpo no tempo do Executivo anterior (eliminação das árvores em perigo de queda); esta ano foram replanados carvalhos nos mesmos locais, por forma a manter este espaço fantástico da freguesia.

São ações como estas que comprovam que a comunidade está efetivamente preocupada com o ambiente, a segurança e a qualidade de vida das populações. Como escreveu o poeta Virgílio, “Os netos colherão os frutos das tuas árvores”.

Comments are closed.