Última Hora

Mais um Natal

15 de Dezembro de 2015 | José Manuel Alves
Mais um Natal
Opinião

Mais um Natal que se aproxima nesta corrida vertiginosa do tempo, que não pára, que se diz ser a festa da Família, da Paz e do Amor, num mundo cada vez mais conturbado e inseguro! Quase todos os dias nos entram pela casa dentro notícias com imagens de atentados e massacres de dezenas de pessoas, são actos sanguinários que nos deixam verdadeiramente perplexos e incrédulos, originados por fanatismos incompreensíveis!

Mais um Natal só para cumprir calendário e que, anualmente, no dia 25 de Dezembro, o mundo cristão comemora, lembrando o nascimento de Jesus Cristo, que dizem ter sido o maior Missionário enviado à Terra. Aquele que veio transmitir ao Homem a essência mais requintada da justiça, que faz brilhar o sol para bons e maus e a chuva beneficiar os justos e injustos. Aquele para quem todos os homens são iguais, segundo os seus ensinamentos. E também serve para o comércio aumentar as suas vendas e os seus lucros. Este ano, um mês antes do seu dia, já as televisões passavam publicidade de produtos destinados à quadra natalícia, sobretudo, brinquedos para os mais novos. E é no meio de tudo isto que se adultera e esvai o seu verdadeiro espírito. Para os mais idosos, talvez porque já passou a idade de ser criança e o sonho ter partido, há muito tempo, à medida que os anos se foram sucedendo, talvez por isso, o Natal já pouco representa. É vulgar ouvirem-se algumas pessoas desse grupo etário dizerem que, para elas, o melhor das festas natalícias é o dia 7 de Janeiro…

Mais um Natal, com povos em constante movimento, fugindo à guerra e perseguições de toda a ordem, querendo a todo o custo, entrar nesta Europa rica e bem organizada. Não sabemos se o inverso seria possível, se os países de onde são oriundos seriam capazes de receber, de braços abertos, tamanha avalanche de possíveis deslocados europeus.

Mais um Natal, para muitos de nós fazermos uma retrospectiva à nossa vida e recordarmos momentos agradáveis da infância e da juventude, recordando momentos inolvidáveis dos natais de antanho, dos familiares que já partiram e pelos quais sentimos imensas saudades, dos sonhos mágicos de criança e até de promessas frustradas de amor! O Natal faz avivar a nossa memória e é nesses momentos, que muitas recordações afloram ao nosso pensamento!

Mais um Natal, em que alguns nem pão terão para comer nessa noite e outros terão mesas fartas e cometerão excessos de gula perigosos para a sua saúde, comendo e bebendo exageradamente. Excessos esses, que transformam o Natal num autêntico Carnaval… Ao celebrarmos uma festa onde o aniversariante é o grande esquecido, ao não cumprirmos o verdadeiro sentido da sua mensagem quando um dia afirmou: “Faz aos outros, aquilo que gostarias que te fizessem”. No entanto, muitos homens inebriados e no meio da abundância e desfrutando das coisas agradáveis da vida, pensam que são eternos e esquecem-se, ou não querem, ser solidários e de partilhar.

Mais um Natal, em que muitas famílias notarão a ausência de alguns dos seus membros, forçados a emigrar, para terras distantes, à procura de uma vida melhor. Alguns deles foram obrigados a fazê-lo, não só porque o ex Primeiro-ministro o aconselhou, mas também porque o seu governo foi pródigo em provocar desemprego. Embora ele não quisesse emigrar após o final das suas funções governativas, tendo até afirmado, peremptoriamente, que não sairia do país. Claro que não saiu, porque tinha outro cargo à sua espera para desempenhar as funções de deputado que já estavam atribuídas a outro elemento do seu partido. Dessa forma, haverá sempre emprego para eles!…

Mais um Natal, onde os aviões continuarão a bombardear alvos referenciados, mas que destroem, indeterminadamente, tudo e que tanto ceifam as vidas de culpados como de inocentes, numa onda crescente que não sabemos com nem quando irão cessar. É devido a isso que a onda de refugiados cresce dia-a-dia. São pessoas que procuram abrigo fora dessas zonas, aventurando-se a atravessar o Mediterrâneo em barcos superlotados e sem quaisquer condições técnicas de segurança.

Comments are closed.