Última Hora

NOVO PADRE COURENSE. JOÃO CRUZ, 26 ANOS, DISCÍPULO DO SAUDOSO PADRE LEMOS

8 de Agosto de 2023 | Margarete Barbosa
NOVO PADRE COURENSE. JOÃO CRUZ, 26 ANOS, DISCÍPULO DO SAUDOSO PADRE LEMOS
Destaque

João Manuel dos Santos Cruz já é padre.

O João nasceu em Agualonga, a sua casa fica a escassos metros da Igreja Paroquial de S. Paio de Agualonga. Talvez por isso que o adro seja desde sempre um local de reflexão e respiração profunda. A família é presença activa na vida cristã e talvez por isso, naquele espaço sagrado, o João “sentiu-se sempre em casa”.

Em miúdo, na catequese, demonstrava especial interesse pelo catecismo e pela história de Cristo. Sabia as orações todas assim como todos os passos das celebrações eucarísticas. Era curioso e atento. Gostava de ajudar e nunca se metia em confusões.

“Um dia quero ser padre ou carpinteiro” – conta-nos a sua mãe Rosa. Mas Jesus não estava numa plaina.

O João foi crescendo e a sua vocação era cada vez mais lúcida: “Quero ser padre”. Poucos acreditaram, mas muitos o apoiaram com todo o seu amor e entusiasmo.

O padre Lemos foi inspiração, apoio e “influencer” para o João. Foi amigo. Organizado e de uma inteligência ímpar. O padre Lemos cedo percebeu o potencial do jovem elucidando-o e apoiando-o até ao fim da sua vida na terra. Que alegria seria ver um paroquiano seu tornar-se num sacerdote. Saber que alguém seguiria os seus passos e que a sua semente germinaria.

João entrou no Seminário Maior, em Braga aos 18 anos. Um dia feliz que se espalhou por muitos outros ao longo da sua formação.

Na tese de mestrado integrado em Teologia, João Cruz estudou um excerto do evangelho de Lucas, “Lázaro e o Rico”: Na história, estes homens representam dois grupos de pessoas: os orgulhosos líderes religiosos judaicos nos dias de Jesus, e as pessoas humildes, mas sinceras, que aceitaram a mensagem de Jesus. João defendeu a tese com mestria e aceitou dentro do seu coração a mensagem das Escrituras que Jesus ensinou: Ordenou-se Diácono na Sé Catedral de Viana do Castelo, no dia 6 de Novembro de 2022. Estagiou e abrangeu outras realidades. Conheceu-se melhor e adquiriu conhecimento.

O sino da Sé Catedral de Viana do Castelo marca as 15.30h e a cerimónia de Ordenação Presbiteral do João começa. O rosto não esconde a felicidade e os olhos estão brilhantes. Os familiares e amigos presentes apresentam-se emotivos. O dia 23 de Julho de 2023 será lembrado como uma data importante para a família Santos Cruz.

Na homília, o bispo de Viana, D. João Lavrador, deu “graças a Deus pelo dom do sacerdócio através dos três jovens (João Cruz, João Santos e Renato Costa)”, manifestando “a alegria por tão grande dom que Jesus Cristo oferece à Igreja de Viana do Castelo”. E reconheceu “os desafios para a missão de renovação das comunidades cristãs e fermentação evangélica no meio do mundo”.

O prelado dirigiu-se aos três jovens e pediu-lhes que se deixassem atrair para o coração de Deus. “À maneira do Mestre, sois chamados a ser discípulos com o mesmo coração de Jesus Cristo que ama este mundo e por isso, apesar das dificuldades e das afrontas não deixa de continuamente entrar no mundo como a semente que é lançada à terra”.

Por fim, agradeceu às famílias, às comunidades paroquiais, aos grupos e movimentos o esforço “para que cada criança, adolescente e jovem descubra perante Jesus de Nazaré a sua vocação”, disse, apelando: “Sede homens da escuta e do diálogo, e primai por uma pastoral do acompanhamento.”

O dia já ia longo e João que entrou diácono, saiu padre: Padre João Cruz.

A Eucaristia de Apresentação à Comunidade (Missa Nova) será no dia 30 de Setembro (sábado) pelas 18 horas, na Igreja Paroquial de São Paio de Agualonga.

João Manuel dos Santos Cruz, de 26 anos de idade, vai agora para as paróquias de Sistelo, Cabreiro, Sá, Vilela e S. Cosme e S. Damião, no Arciprestado de Arcos de Valdevez, anunciou D. João Lavrador.

Ao jovem padre, o NC deseja as maiores felicidades. Aos pais, Maria Rosa Brito dos Santos Cruz e José Felino Alves da Cruz, os nossos parabéns.

 

 

Comments are closed.