Última Hora

ROMARIGÃES. AMIGOS DO ALHEIO VOLTAM A SANTA RITA

26 de Março de 2024 | José Luis Freitas
ROMARIGÃES. AMIGOS DO ALHEIO VOLTAM A SANTA RITA
Destaque

No ponto mais alto de Romarigães, na capela e miradouro de Santa Rita, onde o céu se encontra com a terra e o vento sussurra segredos ancestrais, um velho sobreiro ergue-se como guardião silencioso da beleza imortalizada. As suas raízes entrelaçadas, como memórias enterradas sob a terra, sustentam não apenas sua majestade solitária, mas também o espírito etéreo deste lugar sagrado, onde o tempo parece congelar-se diante da vastidão e beleza única da paisagem.

Pois, tudo isto é muito lindo mas talvez esteja mesmo na altura de não se confiar ao nosso velho e querido sobreiro a responsabilidade de ser ele o vigilante único deste local.

Passo a explicar: infelizmente são constantes os actos de vandalismo e furtos que acontecem neste local, já aqui noticiei desde tiros numa porta a arrombamentos, perícias e acrobacias motorizadas, furtos de esmolas, árvores e até do “capeado” de um muro granítico, pois bem, hoje, infelizmente, tenho que vos dar conta do roubo dos troncos de madeira da vedação decorativa e de segurança frontal ao largo/miradouro.

Simples “toros” de madeira tratada, sem valor económico relevante, de repente são alvo dos “amigos do alheio”, levando-nos a pensar quão tênue pode chegar a ser a fronteira da honestidade, quão fina pode ser a “lenha” que nos queima a moral e a consciência, quão frágil pode chegar a ser o gradeamento dos nossos princípios e valores.

Não foram mais de “meia dúzia de paus”, nada que um pouco de boa vontade não consiga substituir, mas é mais uma pedrada nos valores, adubo para o desinteresse e abandono de um local que é tão-só um dos mais bonitos, senão mesmo o mais bonito, e visitado, de todo o concelho.

Como escrevi acima, é talvez chegada a hora de se investir na iluminação, vigilância e segurança deste local, sabedor que sou da inexistência de rede eléctrica (para quando será?) deixo para os verdadeiros especialistas, que não é o meu caso, a sugestão e escolha, sugestão e opção pela forma mais viável, adequada e sustentável de iluminar, proteger e cuidar este local único

Santa Rita é mais do que um simples local; é uma narrativa entrelaçada de emoções e memórias.  Cada visita à capela, ao miradouro e ao velho sobreiro é uma jornada espiritual, onde a alma se perde na imensidão do horizonte e encontra paz na sombra acolhedora desta árvore centenária. É onde os sonhos se misturam com a realidade, é onde o tempo se desacelera e os sentimentos florescem, transformando cada visita num poema de amor à beleza eterna deste lugar.

 

 

 

Comments are closed.