A coligação PSD/CDS venceu as legislativas de 4 de Outubro obtendo 36,83% dos votos. O PS quedou-se pelos 32,38%, longe daquilo que o principal partido da oposição almejava, enquanto o Bloco de Esquerda surge como terceira força partidária, com uma votação acima dos 10%. Jà a CDU não conseguiu mais do que 8,27%, vendo-se assim ultrapassada pelos bloquistas. A grande novidade é o PAN, partido que pela primeira vez elege um deputado.
Contrariando o cenário nacional, o PS venceu em Paredes de Coura, sendo este aliás o único concelho do Alto Minho em que António Costa suplantou Pedro Passos Coelho.
Com efeito, averbando 41,34% contra os 36.47% da coligação Portugal à Frente, o PS recebeu um claro sinal de que o eleitorado courense quer ver Tiago Brandão Rodrigues na Assembleia da República.
Para além do courense Tiago Brandão Rodrigues, o Partido Socialista elege ainda pelo círculo de Viana José Manuel Carpinteira. A coligação Portugal à Frente, por seu turno leva quatro nomes para S. Bento, eleitos por Viana, são eles. Carlos Abreu Amorim, Luís campos Ferreira, Maria Cerqueira Abel Baptista.