Última Hora

A FREGUESIA INSPIRA ARTISTA PLÁSTICA

19 de Novembro de 2019 | Daniela Vieira
A FREGUESIA INSPIRA ARTISTA PLÁSTICA
Geral

Em época de chuvas fortes e cores outonais, decidimos escrever sobre a beleza da nossa terra que inspira artistas e autores.

Uma pintora autodidata, Odete Veludo, também colaboradora deste jornal, tem-se inspirado em diversos recantos e paisagens da nossa freguesia para pintar os seus belíssimos quadros. Curiosamente, esta senhora, não originária do nosso concelho, mas casada com um mozelense, e a residir no Lar Nossa Senhora da Conceição, revela ter um gosto especial pela freguesia de Formariz.

Esta inspiração leva-a a pintar cantos e recantos da nossa aldeia, assim como uma belíssima pintura, datada de 2011, que representa o núcleo da nossa freguesia, onde aparece o casario, a igreja matriz, a capela do Livramento e os campos verdejantes tão típicos da nossa região. Esta tela representa o retrato descrito, já em 1886, pelo paisagista José Augusto Vieira, no livro “Minho Pittoresco”: “Formaris domina um valle intensamente cultivado e na sua posição elevada, os casaes brancos recortados por entre a ramaria do arboredo, o campanário elegante, ella é como que a primeira entre as suas vizinhas, senão a primeira na fecundidade do seu solo, na alegria da sua florescência, mas expansões do seu trabalho”. Também o nosso Narcizo Alves da Cunha, em 1909, escrevia assim sobre esta tela: “(…) Que encosta! É um exnxame de casitas brancas, pousadas no solo em amphiteatro, semalhando longo feixe de Pyrilampus, que por ali vagueassem em noites cariciosas de luar”. Esta tela resume-se na quadra: “Este nosso Formariz, Cercado de pinheirais, Tem duas torres no meio, Onde batem os meus ais!

É um orgulho que a nossa terra inspire não só os naturais, mas também outras pessoas que, como a D. Odete, utilizam as suas capacidades artísticas para representar aquilo que para nós é, naturalmente, tão belo!

 

 

Comments are closed.