Última Hora

A HISTÓRIA DE UMA EMPRESA COURENSE DE SUCESSO: TRANSCOURA, 32 ANOS A RODAR NA PENÍNSULA

24 de Abril de 2018 | Manuel Tinoco
A HISTÓRIA DE UMA EMPRESA COURENSE DE SUCESSO: TRANSCOURA, 32 ANOS A RODAR NA PENÍNSULA
Geral

A Transcoura foi criada em 19 de Fevereiro de 1986 por Heitor Manuel Alves e Isaura Soares Mata. Filho de Telmo António Alves, um dos fundadores da empresa de Transportes Courense, Heitor costumava dizer que já nasceu comerciante e que, por esse motivo, toda a sua vida foi dedicada a esta actividade. Recordemos que do seu rico percurso de vida fez parte a gerência da melhor casa de comércio de materiais de construção de Paredes de Coura e, posteriormente, como referimos, a constituição da “menina dos seus olhos”, a Transcoura, tendo contado sempre com o precioso e indispensável apoio da sua dedicada esposa, Isaura. Fiel companheira de uma vida de luta e de empreendedorismo, juntos fundaram o património da família e aos filhos transmitiram os mais importantes valores da vida: a educação, a humildade e o trabalho.

Desde a sua criação, a Transcoura tem sofrido constante evolução, com maior acentuação a partir de 1996. Actualmente, para além da sede, onde se concentram todos os serviços administrativos e de oficina, a empresa conta ainda com o apoio logístico de instalações localizadas em Santiago de Compostela e no Porrinho, em Espanha, em Valença, no Porto e em Lisboa. Em Fevereiro de 2017, na sequência de uma reestruturação interna, a empresa passou a ser gerida exclusivamente por Francisco Alves, empresário courense de trato simples e humilde, que dispensa cortesias, conhecido em Coura como o “Chico do Heitor”, apelido que muito o orgulha, pela admiração que sempre sentiu pelo seu antecessor, como grande empreendedor e homem de referência que foi no concelho, e com a fundamental colaboração do seu filho, Francisco José, um jovem de apenas 22 anos, que, seguindo os passos do avô e do pai, cresceu apaixonado pelo mundo dos camiões e pela tradição familiar e que hoje, apesar da tenra idade, está perfeitamente enraízado em toda a actividade da empresa, sendo o braço direito do pai e um elo importante em toda a dinâmica dos vários departamentos.

Também a Francisco Alves, o pai, lhe louvamos e admiramos todo o percurso profissional dedicado e vivido em exclusivo em prol da Transcoura, cujo mérito é fruto da sua dedicação e trabalho, sempre com uma tenacidade e persistência que jamais o fizeram fraquejar, mesmo nos tempos de crise que afectaram todo o tecido empresarial, período em que o suporte, a compreensão e o apoio da família e de toda a equipa de colaboradores não o deixaram desistir do projecto iniciado com tanto orgulho pelo pai, cujo legado espera deixar aos seus sucessores.

A Transcoura, já uma referência e imagem de marca do concelho, que todos os dias leva o nome de Paredes de Coura por terras de Portugal e Espanha, enfatiza nesta luta a importância de toda a equipa de colaboradores, que sempre estiveram unidos e cujo papel tem sido crucial em todos os momentos, sendo sempre ouvida a sua opinião nas decisões que são tomadas, e que também devido ao seu profissionalismo e empenho, fizeram desta empresa familiar líder do mercado no sector dos transportes de mercadorias entre Portugal e Galiza.

Segundo palavras do administrador, felizmente, tem uma equipa que veste a camisola, que se tem mantido unida, motivada e focada num objectivo comum: o êxito e crescimento da Transcoura, que, mais do que uma entidade patronal, se tem tornado uma segunda família. É neste contexto que Francisco reconhece que não se revê na imagem de um líder centrado apenas nas suas próprias decisões, considerando que a empresa é administrada por si em conjunto com o seu filho e com toda a equipa que o rodeia. Estes, entre outros, como a fidelização dos clientes e uma política de proximidade e de diálogo com os vários parceiros, são vistos como alguns dos factores que têm proporcionado o período económico saudável a que a Transcoura assiste, com uma evolução geral muito positiva, que se tem reflectido no acréscimo do volume de vendas, da frota e dos recursos humanos.

A empresa foi distinguida, pela qualidade da sua performance e perfil de risco, como PME Líder. O estatuto PME Líder é um selo de reputação de empresas criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores e é atribuído em parceria com o Turismo de Portugal, um conjunto de Bancos Parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, tendo por base as melhores notações de “rating” e indicadores económico-financeiros. O estatuto tem associado um conjunto de benefícios, como o acesso em melhores condições a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação da relação com a banca e um certificado de qualidade para as empresas na sua relação com o mercado.

Também recentemente, acompanhando as tendências e visão do mercado e a modernização da empresa, sentiu-se necessidade de inovar a imagem da mesma, tendo-se idealizado um novo logotipo, com um conceito mais dinâmico e de rumo ao futuro, já que o progresso fará sempre parte dos objectivos desta equipa.

A toda a equipa da Transcoura, os nossos parabéns pelo percurso, pela coesão, pela persistência no ultrapassar das dificuldades, pelo bom desempenho, pelas metas alcançadas, por terem tornado esta empresa uma das principais empregadoras do concelho, com relevante interesse público para toda a comunidade, no âmbito do desenvolvimento sócio-económico local e na criação de empregos e, por todos os dias, fazerem circular o nome de Paredes de Coura nas estradas de Portugal e Espanha, enchendo-nos a todos de orgulho cada vez que, longe, nos cruzamos com uma das viaturas da sua extensa e imponente frota.

Que esta visão, missão e valores se mantenham e que o êxito e o crescimento continuem a fazer parte da história da Transcoura e a transportá-la cada vez mais longe!

 

 

 

 

 

Comments are closed.