Última Hora

ACUPUNCTURA CHEGA A PAREDES DE COURA. SÓNIA BELCHIOR E A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

28 de Fevereiro de 2023 | Albano Sousa
ACUPUNCTURA CHEGA A PAREDES DE COURA. SÓNIA BELCHIOR E A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Destaque

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), com principal enfoco na Acupunctura, chegou a Paredes de Coura e tem um rosto. Sónia Belchior, uma algarvia com 39 anos de idade, casada, mãe de 2 filhos gémeos, traz até nós os vastos conhecimentos na área.

Para conhecer um pouco melhor esta história de vida, o Notícias de Coura foi ao encontro da Sónia para, numa amena e agradável conversa, ficar a saber as razões que trouxeram uma pessoa natural de Faro até Paredes de Coura, onde fixou arraiais, no pacato Lugar de Antas, freguesia de Rubiães.

Aos 18 anos, a Sónia rumou até Lisboa, para dar continuidade aos estudos. Foi na capital que concluiu a licenciatura em Ciências de Educação e onde conheceu o José Carlos, um lisboeta com raízes familiares em terras de Coura.  Do casamento com o José Carlos surgem os 2 filhos gémeos, o Afonso e a Leonor, hoje com 7 anos, e a frequentarem a Escola Básica de Paredes de Coura.

Fruto da licenciatura obtida, trabalhou na formação de adultos, mas cedo percebeu que a carreira académica não se iria esgotar nesta licenciatura e mestrado. Com uma apetência especial pelos estudos, com vontade de aprender cada vez mais, e por uma evolução académica noutras áreas, acabou por ingressar no curso superior de Medicina Tradicional Chinesa. Obtido o curso, colocou de lado as ciências da educação, dedicando-se à Acupunctura.

Durante os 2 anos de pandemia que, para lá do teletrabalho, forçou os filhos a viverem numa espécie de cativeiro, vida própria dos apartamentos de uma cidade, o casal decidiu mudar o rumo de vida. Foi então que surge a opção Paredes de Coura, onde chegaram há cerca de 6 meses. Por cá, o marido tem fortes laços familiares e a Sónia, apesar de uma região diferente do país, sempre gostou das terras do Alto Minho.

A integração tem sido fantástica e a mudança brusca de ambiente não assusta a família. Os filhos estão a adorar e tem espaços livres para correr, saltar e brincar. Uma qualidade de vida diferente, menos stressante e de ares mais puros.

Chegados cá, a Sónia pretende agora iniciar a actividade profissional, para gáudio de muitos courenses que são forçados a procurar a Acupunctura em concelhos vizinhos, nomeadamente em Valença e Ponte de Lima, entre outros. A partir de agora esta especialidade passa a estar ao dispor no nosso meio. Numa fase inicial as consultas vão ter lugar na Tagarela – Centro Terapêutico, Lda., localizada na Rua Dr. Aquilino Ribeiro, Paredes de Coura. As consultas podem também ser marcadas através do contacto 966810995.

A MTC (Medicina Tradicional Chinesa) é uma medicina complementar, constituída por várias disciplinas, como a Acupunctura, o Tui Ná, a Ventosaterapia, a Moxabustão e a Fitoterapia.

Os tratamentos são baseados essencialmente através da Acupunctura, que consiste na introdução de pequenas agulhas na pele, em locais específicos, denominados pontos de Acupunctura.

Está provado cientificamente a eficácia da Acupuntura no tratamento da dor, a sua acção no sistema imunitário, nos distúrbios do sono, assim como em patologias psíquicas e emocionais.

A Acupunctura médica é um método de diagnóstico e tratamento utilizado em algumas situações clínicas, que permite a correcção de algumas alterações e uma melhoria do funcionamento orgânico global. Estas correcções são efectuadas através de introdução de pequenas agulhas em determinados locais anatómicos, promovendo no organismo o restabelecimento da fisiologia através de efeitos locais, segmentares e supra segmentares.

A medicina ocidental, do ponto de vista científico, explica os efeitos da Acupunctura através da estimulação e libertação de substâncias endógenas, endorfinas, neurotransmissores e hormonas que vão modelar o sistema nervoso central e autonómico, promovendo o equilíbrio do organismo sem a administração de qualquer substância química.

Após a anamnese, que consiste na colocação de diferentes questões relacionadas com aspectos da vida do paciente e observação clínica, chega-se a um diagnóstico e só então se procede ao tratamento. Este pode ser multimodal (utilizando uma ou diversas técnicas sinérgicas) e será iniciado de acordo com estratégia entretanto definida, para uma correcta gestão do conjunto de contributos médicos e complementares.

Na Europa, nomeadamente na Alemanha, estudos envolvendo um grande número de doentes confirmaram a eficácia da Acupunctura no tratamento de patologias músculo-esqueléticas, como artrose da anca e do joelho, lombalgia, dor crónica do ombro e em outras situações como cefaleia de tensão e dismenorreia (dor menstrual).

A Acupunctura é também recomendada no tratamento ou alívio de sintomas funcionais orgânicos como por exemplo soluços intratáveis, nas náuseas e vómitos de diversos tipos, incluindo da gravidez e da quimioterapia.

Dá para entender, na perfeição, os benefícios da Acupunctura, muito mais quando esta é efectuada por médicos habilitados.

O médico é o único profissional que possui os conhecimentos científicos, como por exemplo de anatomia, fisiologia, bioquímica, patologia, para efectuar os diagnósticos correctos, podendo solicitar e interpretar exames complementares. Tem a capacidade de aconselhar a terapêutica mais indicada para cada situação clínica, que poderá ser a Acupunctura ou não e tratar as complicações que podem surgir.

A partir de agora não existem motivos para continuar a suportar a dor e o sofrimento. A solução passa por uma consulta da dra. Sónia Belchior, que pretende contribuir para uma melhor qualidade de vida de todos nós, courenses. Não hesite, leitor, agende a sua consulta.

 

 

 

 

Comments are closed.