Última Hora

AGUALONGA. O SONHO DE BELCHIOR

6 de Junho de 2023 | Margarete Barbosa
AGUALONGA. O SONHO DE BELCHIOR
Destaque

Belchior Gama é um jovem empresário de 37 anos que dá nome à Nordic Winds Transport, uma empresa que actua na área dos transportes. Sediada em Morgade, Agualonga, esta empresa é um dos exemplos de sucesso que partiram do zero e serve de inspiração. Desta forma, o NC esteve à conversa com Belchior para perceber quais as suas ambições e objectivos a alcançar nos próximos anos.

Desde cedo que os motores sempre foram uma paixão. Influenciado pela actividade profissional do pai de motorista de pesados, o pequeno Belchior crescia entre camiões, carros e tractores. Conhecia-os de cor mesmo não tendo ainda idade para os conduzir. Logo que teve oportunidade, tirou a carta de ligeiros e seguiu-se a de pesados. Mais tarde a de transportes públicos e a de transporte de crianças. Em 2007 começou a trabalhar como motorista de pesados e assim se manteve feliz na sua profissão.

Mas Belchior tinha sonhos. Sonhava ter a sua própria empresa e geri-la com toda a sua dedicação. Durante 10 anos foi exemplar na sua atividade mas logo que surgiu a oportunidade o jovem não hesitou em lançar-se no mercado por sua conta. Em 2017 comprou uma empresa de transportes que estava ligada à área dos pesados de mercadorias por serviços de carga geral com apenas um camião e respectivo reboque. “Tive muito medo na altura. Receei não conseguir realizar esta vontade. Confesso que tive dias muito difíceis e eram muito poucas as pessoas que me animavam. Mas eu sabia o que queria e por isso não deixei que me destruíssem os sonhos. Sou de ideias fixas”, confessa o agualonguense. Em 2018 decidiu dedicar-se a 100% à sua empresa para a poder implementar e estabilizar no mercado e, para isso, logo que surgiu a oportunidade, acrescentou o transporte de madeiras aos serviços que já prestava. “Em 2021 comprei o segundo camião e respectivo reboque para transporte de madeiras. Contratei um funcionário e assim tenho tentado que a empresa cresça em qualidade e quantidade”.

“Os nossos clientes são essencialmente espanhóis e da zona norte de Portugal”, continuou a explicar: “garantimos serviços de transporte rodoviário nacional e internacional de mercadorias designadas por carga geral. Actualmente, o transporte de madeiras passou a ser o forte da nossa actividade mas a gestão de cargas tem vindo a crescer gradualmente”.

Questionado sobre o que o motivou a investir nesta área, o nosso entrevistado explicou: “Primeiro o sonho, depois a vontade de ver um negócio crescer de raiz e vingar”, afirmou, acrescentando, ainda, o que o diferencia na prestação dos seus serviços: “trabalhamos para a qualidade e inovação procurando fazer bem e melhor, possibilitando novas soluções para os nossos clientes”, concluiu.

No que diz respeito à actualidade do sector no nosso país, Belchior elucidou-nos: “Dentro deste nosso pequeno país temos vários mercados, e todos eles muito competitivos. Faço por me destacar pela qualidade de serviço, rapidez e equipamentos de qualidade assim como manutenções em dia”, salientou.

Aumentar o volume da frota é sem dúvida o objectivo principal para Belchior, “vive-se num stress diário, mas quando se faz o que se gosta, tudo se consegue. Nem tudo são flores nesta actividade mas o meu sonho é maior”, finalizou o empresário.

 

Comments are closed.