Última Hora

BIA, A JOVEM FUTSALISTA DO CASTANHEIRA NÃO ESCONDE AMBIÇÃO

5 de Novembro de 2019 | Albano Sousa
BIA, A JOVEM FUTSALISTA DO CASTANHEIRA NÃO ESCONDE AMBIÇÃO
Geral

“Podemos ganhar o campeonato interdistrital”

Chegada ao clube na época 2013/2014, ainda como iniciada de primeiro ano e depois de 2 épocas de formação no futebol, no Limianos, Beatriz Alves Pereira é uma jovem com grandes predicados na modalidade de futsal, onde é conhecida por Bia. Cedo deu para perceber os dotes que fazem dela uma atleta de eleição, integrando desde logo, o plantel júnior do clube e chamada com alguma regularidade ao plantel sénior. Esta época, depois de 5 anos de formação no clube, e ao ter atingido o escalão sénior, fomos ao encontro da atleta que, aos 18 anos, encanta os pavilhões com o perfume do futsal que exibe,

 

Fale-nos um pouco do teu percurso desportivo. Como começou na modalidade e que clubes representou? Com surgiu o gosto pelo futsal?

Desde pequenina que tenho muita vontade de jogar futebol. Aos 11 anos, o meu pai inscreveu-me na equipa mista de futebol dos Limianos. Na verdade eu era a única rapariga, mas não me importava. Dois anos depois, tive de sair, porque iria subir para um escalão de iniciados onde não era permitido jogarem equipas mistas. Fui então aconselhada a ir para o Castanheira, até porque era o clube mais perto de casa, uma vez que moro em Cepões, Ponte de Lima. Estou neste clube desde então, e espero representá-lo bem por mais uma época.

Como surgiu a oportunidade de ingressar no Castanheira?

Como já referi, fui aconselhada a ir para o Castanheira depois de já não poder jogar futebol nos Limianos.

Não foi fácil trocar futebol por futsal, mas agora sinto que foi a melhor escolha que fiz. Além disso, este clube sempre me acolheu bem e eu tenho muito orgulho em vestir esta camisola.

Sabemos que chegou ao Castanheira com apenas 13 anos. Sendo ainda iniciada de primeiro ano, começou desde logo a integrar a equipa de juniores. Agora, na primeira época como sénior, como define o clube que representa?

É um clube que faz tudo pelas suas atletas, ultrapassando as dificuldades que por vezes existem. No fundo é uma segunda casa para nós.

A critica define-a como a jogadora mais tecnicista e com maior visão do jogo do plantel. Sente que essa é uma realidade?

Não vou estar a dizer que não tenho qualidade, mas também não acho que essa seja uma realidade. Tenho colegas de equipa com mais técnica e eu vou aprendendo com elas. Todas temos um papel importante. Penso que o nosso plantel é muito forte porque conseguimos completar-nos bem e trabalhamos em equipa.

Este ano o campeonato passou a integrar equipas de Braga e Viana. Quais são as aspirações do clube na competição? Que objectivos foram traçados?

Face à qualidade da equipa, não é descabida a hipótese de ganhar o campeonato. Sabemos que não vai ser tarefa fácil. É um campeonato muito competitivo, com equipas muito fortes. Na minha perspectiva, se continuarmos a trabalhar e nos focarmos nesse objectivo, não há equipa que nos bata.

A nível pessoal, quais os seus objectivos enquanto atleta?

Não sou muito ambiciosa nesse aspecto. Gosto de evoluir e sinto que é isso que estou a fazer neste momento. O meu maior objectivo é mesmo ganhar títulos com este clube.

Com define o grupo de atletas que compõe o plantel? Acha que o Castanheira pode aspirar a outros voos?

Para além de um grupo de pessoas incríveis, são atletas com enorme qualidade. Aprendo muito com cada uma delas.

Acho que se continuarmos a trabalhar com a garra que nos define, conseguimos ganhar o campeonato e estar preparadas para lutar pela subida ao campeonato nacional.

Para finalizar, que mensagem gostaria de deixar aos amantes do futsal no geral, e aos adeptos do Castanheira em particular?

Tanto aos atletas como aos adeptos, espero que continuem a apoiar as suas equipas e a fazer crescer cada vez mais esta modalidade.

Aos adeptos do Castanheira em particular, quero deixar uma mensagem de agradecimento aos que têm vindo ver os jogos e apoiar a equipa. Aos restantes, queria incentivar a aparecerem mais no pavilhão porque, parecendo que não, a bancada tem influência no jogo. “Juntos somos mais fortes”.

 

RÁPIDAS E CURTAS

Quantos anos tem de carreira? 7 anos.

Qual o teu clube de coração? Benfica.

Jogador(a) actual que mais admira? Ricardinho.

Treinador que mais admira? Não tenho.

Equipa que mais gosta de ver jogar? Benfica.

Qual acha ser a melhor equipa do campeonato em que participa? Castanheira.

Colega com quem sente maior cumplicidade na quadra? Cris.

Jogadoras com quem desenvolveu os maiores laços de amizade? Rita, Adriana, Cris…

Jogadora que vê talhada para outros voos? Catarina.

Passatempo favorito? Jogar futsal.

 

Comments are closed.