Última Hora

CASTANHEIRA. MINDO PADEIRO, O HOMEM DOS MALHOS

14 de Fevereiro de 2023 | Albano Sousa
CASTANHEIRA. MINDO PADEIRO, O HOMEM DOS MALHOS
Destaque

Sempre focado em divulgar a nossa terra e suas gentes, o Notícias de Coura viajou até ao Covêlo, ao encontro do Armindo Rodrigues Barbosa, residente, ali paredes meias, com a capela da Senhora das Necessidades, bem no centro do lugar.

Motivo da visita, conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelo “Mindo Padeiro”, figura sobejamente conhecida no meio courense, antigo distribuidor de pão, hoje aposentado e a viver as 74 primaveras.

Aproveitados os tempos livres, distribuídos por umas jogatinas às copas e algumas tarefas na agricultura, ainda lhe sobra tempo para se dedicar a alguns trabalhos de madeira e couro.

Pois bem. Desde malhos, para malhar feijões e centeio, até cangas e jugos, temos uma extensa lista de feitos, que incluem fisgas, engaços, mascotas, chavilhão, entre outras novidades, incluindo um carrinho de rolamentos executado pelo próprio.

“Sempre tive gosto por trabalhar a madeira, e com a aposentação, esse gosto aumentou e dediquei-me mais a estes trabalhos”, afirma Armindo Barbosa, que possui um autêntico arsenal de miniaturas em madeira e couro.

Referiu ainda que aprendeu a trabalhar no couro, com o saudoso José do Lebre. Ao longo dos tempos tem sido muita a procura dos utensílios que vai executando, desde as miniaturas para decoração, às peças maiores, que também servem de motivo decorativo ou mesmo para efectuar trabalhos agrícolas.

No global, presenciámos um trabalho de muita dedicação e excelente perfeição, sempre com o punho de Armindo Barbosa, que denota muita habilidade e paciência.  Parabéns.

 

Comments are closed.