Última Hora

CASTANHEIRA: OS 96 ANOS DA MATRIARCA NAIRA

25 de Junho de 2019 | Albano Sousa
CASTANHEIRA: OS 96 ANOS DA MATRIARCA NAIRA
Castanheira

 

O dia do padroeiro da paróquia de S. Pedro de Castanheira terá motivos de festa redobrada, não só pela data que assinala o dia do patrono da freguesia, mas também por se assinalar o nascimento da matriarca da nossa terra.
Uma das figuras mais estimadas do nosso meio, completa a bonita de idade de 96 anos, estando detentora de todas as faculdades que lhe trazem uma alegria enorme de viver. Januária Angelina Rodrigues nasceu no longínquo dia 29 de Junho de 1923, sendo, na actualidade, a pessoa mais idosa da freguesia.
Com uma vida de sacrifício, esta mulher de fibra, moradora ali no Lugar de Martins, não tem segredos para tanta longevidade. Trabalhar no campo e comer o pão que o diabo amassou, são algumas das vicissitudes de uma mulher que tem nos vizinhos um dos grandes suportes do dia-a-dia. “A Arminda Pereira é a minha companheira de todos os dias. É quem se preocupa comigo, quem me deita e quem me levanta. Depois, as meninas que me dão apoio domiciliário também são muito queridas”, adianta Naira, como carinhosamente é tratada.
Sem preconceitos de qualquer espécie, preocupa-se em viver cada dia que passa, sempre com ambição de chegar ao dia seguinte. “Tenho a esperança de poder chegar aos 100 anos, mas se tal não acontecer não fico triste por ter chegado até aqui sem grandes problemas de saúde”, EXPLICA.
Pela aparência e estado de espírito, a Naira tem tudo para chegar ao maior desejo, fazendo inveja a gerações mais novas.

Comments are closed.