Última Hora

Colmeias destruídas pela vespa asiática

23 de Setembro de 2015 | Gorete Rodrigues
Colmeias destruídas pela vespa asiática
Geral

Atacando sem piedade em toda a região de Paredes de Coura, a chamada vespa asiática arrasou as abelhas e trouxe prejuízos incalculáveis aos apicultores.

Ouvindo alguns relatos dos lesados, o NC percebeu a extensão da dramática praga que, praticamente, destruiu a apicultura local. “Na freguesia de Bico, especialmente no Lugar de Baltar, as vespas nada têm poupado”, quem o diz é Jorge Azevedo, apicultor que revela ter “um pequeno número de colmeias” e lamenta “os danos e a destruição” que estas têm sofrido, frequentemente atacadas pela vespa asiática. Jorge Azevedo acrescenta ainda que “apesar de já ter contactado o técnico respectivo não conseguimos ainda localizar o ninho das vespas”, garantindo que a colocação das armadilhas recomendadas pela entidade competente não tem tido os resultados desejados.

O apicultor de Bico diz ter encontrado, entretanto, uma solução para não deixar avolumar-se a destruição das colmeias: “ao início da manhã e ao meio-dia, altura em que as vespas mais atacam, coloco-me nas proximidades das colmeias e, ao avistá-las, destrua-as, uma a uma. Penso que já matei mais de 300”.

O NC ouviu ainda familiares de José Rodrigues, apicultor de Padornelo, que já fizeram contas e atiram: “Nós tínhamos mais de mil litros de mel, com esta desgraça não chegamos aos dez litros”.

Comments are closed.