Última Hora

COURENSES QUE TÊM HISTÓRIA: HUMBERTO, 90 ANOS DE IDADE E 26 DE MESÁRIO DA SANTA CASA

29 de Maio de 2019 | Albano Sousa
COURENSES QUE TÊM HISTÓRIA: HUMBERTO, 90 ANOS DE IDADE E 26 DE MESÁRIO DA SANTA CASA
concelho

Na senda de figuras courenses com história, nesta edição o NC apontou agulhas a alguém que, ao longo da vida, disponibilizou parte dos tempos livres em causas de solidariedade e assistência social.

Manuel Humberto Gonçalves Pereira, viúvo, com 90 anos de idade, pai de dois filhos, é o rosto deste apontamento.

Para lá da vida profissional, iniciada no longínquo ano de 1958, em Guimarães, como Comercializado do Desemprego, o Humberto, figura sobejamente conhecida e respeitada no meio courense, rumou, no incio da década de sessenta, até Ponte de Lima, onde continuou a desempenhar a actividade profissional, fixando então residência naquela vila.

Antes de atingir a merecida aposentação e com a extinção dos serviços de Comercialização do Desemprego, transitou para técnico da Segurança Social. Foi então nessa altura que rumou até Paredes de Coura, regressando à terra natal, fixando residência no Lugar do Subal.

Passados dois dias da aposentação, recebeu convite para colaborador de uma conceituada óptica instalada na nossa vila, servindo essa casa comercial durante mais de duas décadas.

De premeio, o Humberto integrou a Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura durante 26 anos, desempenhando, entre outros, o cargo de presidente do Conselho Fiscal. Afastou-se sensivelmente há dois anos, aquando do último acto eleitoral, que ditou como provedor o padre Manuel Alberto.

No percurso pela Mesa daquela instituição courense teve sempre como provedor o antigo presidente do Municipio, António Pereira Júnior. Referiu estar sempre presente em todas as reuniões e em todos os actos de decisão, destacadando ter sido um orgulho servir aquela nobre instituição, inicialmente vocacionada para o apoio aos mais idosos e, mais tarde, com o surgimento de novas valências, como o jardim-de- infância e, mais recentente, a unidade de cuidados continuados.

Com o envelhecimento da população, reconhece que o papel da Santa Casa é determinante para o bem-estar dos nossos idosos. Ali, são tratados com muito afecto e carinho, adianta. O Lar de Idosos foi o melhor que poderia ter acontecido em Paredes de Coura. Destacou ainda o esforço da mesa administrativa na gerência de uma casa com muitos encargos assumidos.

Para lá da vida profisisonal e da dedicação à Santa Casa, Humberto Gonçalves Pereira ainda serviu o SC Courense, primeiro como atleta e mais tarde como dirigente. Apesar de sportinguista de gema, reconhece que o Courense é o seu clube do coração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.