Última Hora

COURENSES QUE TÊM HISTÓRIA : JOSÉ CUNHA, O DECANO DA IMPRENSA REGIONAL

22 de Janeiro de 2019 | Marlene Cunha
COURENSES QUE TÊM HISTÓRIA : JOSÉ CUNHA, O DECANO DA IMPRENSA REGIONAL
Cultura

 

Para lá da actividade profissional como funcionário público, com mais de trinta anos ao serviço da Segurança Social, onde chegou a subinspector na área da Inspecção Fiscal, e de uma carreira político-partidária de excelência, onde foi autarca pelo período de vinte anos, com três mandatos como presidente da Junta de Freguesia de Bico e dois como deputado municipal, José Pereira da Cunha, casado, com 75 anos de idade, é também uma figura muito ligada à imprensa regional, com uma colaboração de mais de seis décadas.

Acérrimo colaborador desta casa, fomos ao encontro do Zé Cunha, para ficarmos a saber um pouco melhor o seu percurso no âmbito da colaboração jornalística.

Concluída a instrução primária, à laia da juventude daquele tempo, cedo rumou à capital, em busca de trabalho numa taberna. Mala de cartão na mão e com guia de marcha, lá foi até Lisboa antes dos 15 anos.

Na altura, recorda, existia em Paredes de Coura um jornal regional. Era o Notícias de Coura, na sua primeira versão, propriedade do saudoso Manuel Bacelar, também conhecido pelo Manuel da Redacção. Sem as redes sociais da actualidade, antes da partida para Lisboa, fez-se assinante daquele periódico, para receber as notícias da terra na capital. O jornal local era, na altura, uma verdadeira carta de família.

Feito assinante e uma vez chegado a Lisboa, começou, desde logo, a colaborar com o jornal, enviando alguns escritos para publicação. Estava dado o mote para uma vida de colaboração com a imprensa escrita.

A partir daqui, foi correspondente de diversos jornais diários, nomeadamente do Diário de Notícias, Século, Capital, Diário Popular, Actualidades e Anuário Comercial Português. Recorda que, em tempo de ditadura, os escritos tinham que passar pelo crivo da censura, e nem sempre os seus escritos eram publicados. Adianta ainda que era o jornal Actualidades que conseguia contornar um pouco os meandros da censura, publicando artigos nem sempre de acordo com as regras do regime.

Para lá da colaboração com os jornais diários, colaborou com diversos semanários, tais como o Notícias dos Arcos, Notícias da Barca, Falcão do Minho, Cávado, Voz de Melgaço, Notícias de Valença, Cardeal Saraiva, Vanguarda e Notícias de Melgaço/Valença. No currículo consta ainda o cargo de chefe de redacção do Progresso de Coura, jornal courense do início da década de setenta do século passado, tendo sido ainda redactor, fundador e chefe de redacção do Notícias de Coura, segunda versão, que existiu em Paredes de Coura entre 1976 e 1983. Foi ainda um dos sócios fundadores do jornal “O Coura”.

Sócio fundador da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Distrito de Viana do Castelo, ainda hoje integra os orgãos sociais desta associação, com um cargo no conselho fiscal.

Titular de carteira profisisonal como colaborador da Imprensa Regional, orgulha-se de, ao longo de seis décadas, nunca ter tido problemas com as notícias e artigos de opinião de que era autor, sempre assumindo a responsabilidade no que escrevia e escreve.

“Com todas as limitações, gosto de escrever e colaborar em tudo que seja o desenvolvimento local regional. Sou um apaixonado da nossa região e das nossas gentes. Até que as forças me permitam e a memória me ajude, vou andando por cá, com a disponibilidade de sempre”, rematou Zé Cunha, um expoente máximo da imprensa regional em Paredes de Coura e no Alto Minho.

 

3º da frente e a contar da direita, José Cunha no 1º Encontro da Imprensa Regional, em 1981

Em 1971, ao serviço da Diário Popular

Comments are closed.