Última Hora

DIA MUNDIAL DA POESIA EM PAREDES DE COURA: MÚSICA E MEMÓRIA EM HOMENAGEM A MÁRIO MONTENEGRO

12 de Março de 2019 | Marlene Cunha
DIA MUNDIAL DA POESIA EM PAREDES DE COURA: MÚSICA E MEMÓRIA EM HOMENAGEM A MÁRIO MONTENEGRO
Cultura

 

Mário Montenegro vai ser alvo de homenagem a propósito dos 15 anos do seu desaparecimento. Poeta e romancista natural de Rubiães, que viveu sempre com o seu Lugar de Antas no epicentro da inspiração que o levou a criar uma vasta obra, apesar de cedo ter visto a vida ceifada pela implacável doença, merecia muito mais do que aquilo que o seu amado concelho lhe tributou até hoje. Estamos, todavia, a tempo de exaltar os seus atributos, quer como homem de letras quer como alguém de carácter impoluto e vertical, uma personalidade que colocou sempre o seu semelhante à frente do ego que tantas vezes ensombra o dia-a-dia dos artistas. Nunca, quem de direito (perdoem-me dizer, santos da casa não fazem milagres…) percebeu que Mário Montenegro significa, para os espíritos livres desta terra, como direi?, uma verdadeira bênção dos deuses.

Além da obra literária, da qual realçamos “Este Chão, Estas Palavras”, “Entre Pássaro e Homem”, ambos livros de poesia, e o romance ”Crónica de Sombras”, entre muitos outros títulos, não esquecemos que Mário Montenegro teve uma incursão na vida política, uma espécie de extensão da sua vida intelectual e interventiva, como vereador da cultura da Câmara Municipal de Paredes de Coura. Foi ainda um dos fundadores do já extinto jornal “O Coura” e presidente da Assembleia Geral da Caixa de Crédito Agrícola.

Este ano, o Dia Mundial da Poesia terá um sabor especial para o concelho de Paredes de Coura. No Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 23 de Março, pelas 21.30 horas, haverá lugar para a arte e para a memória; para a criatividade e para o espelho da idiossincrasia do nosso povo, que tão bem Mário Montenegro encarnou. Mário Cláudio, romancista laureado e reconhecido internacionalmente, homem que escolheu Venade como lugar parceiro da musa que o inspira e o alcandorou a uma obra literária sem par, virá aos Paços do Concelho recordar o Amigo Mário Montenegro. Marlene Castro, essa viajante dos sonhos e da palavra que só agora alguns aprenderam a conhecer através do NC em “Memórias de Josefina”, saltará para o púlpito e dos versos do homenageado fará palavras que nos soarão ainda mais a amor. Também não faltará a música. Pedro Caldas, o West Coast Man, trará à noite de afectos calor redobrado com os seus temas, acompanhados pelo dedilhar da guitarra que toca como quem fala. O sarau contará ainda com o guitarrista dos The Lucky Duckies João Santos e com Carlos Tavares, antigo ministro da Economia, e Kiko Pereira, conhecido nome do jazz, na interpretação de vários poemas de Mário Montenegro. (Sobre Mário Montenegro, ver ainda a página 5 desta edição.)

 

Mário Cláudio não faltará à homenagem que Coura tributa ao homem das letras que partiu com 55 anos

 

 

Marlene Castro vai recitar palavras do poeta

 

 

Pedro Caldas protagoniza momento musical

Comments are closed.