Última Hora

ELIZABETE RODRIGUES, A CANDIDATA AO PARLAMENTO

22 de Outubro de 2019 | Susana Gonçalves
ELIZABETE RODRIGUES, A CANDIDATA AO PARLAMENTO
Geral

Elizabete Dantas Afonso Rodrigues, ferreirense, integrou a lista de candidatos do Partido Socialista à Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.

Foi com orgulho imenso que vimos a ferreirense Elizabete Rodrigues integrar a lista de candidatos do PS à Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo. Pautada por inúmeras qualidades, onde a disponibilidade, a educação e a humildade sempre coexistiram com a inteligência e o mérito, deixamos abaixo o seu percurso académico e profissional.

Elizabete Dantas Afonso Rodrigues nasceu em Paredes de Coura, em 1979. Natural da freguesia de Ferreira, é filha de Júlio Rebelo Rodrigues e Rosa Dantas Afonso Rodrigues e irmã de Vítor Hugo Afonso Rodrigues.

Até ao 12º ano frequentou a Escola Secundária de Paredes de Coura. Durante o ensino secundário tornou-se bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e continuou a satisfazer os requisitos estabelecidos por esta Fundação no decorrer dos seus estudos universitários.

Entre 1997 e 2002 frequentou, na Universidade do Minho, a licenciatura em Ensino de Português e Inglês, tendo recebido vários prémios, inclusivamente uma Bolsa de Estudos por Mérito.

Em 2001 foi convidada pela mesma universidade para o cargo de monitora da disciplina de Sintaxe e Semântica do Português, tendo exercido essa função durante o ano lectivo em causa.

Concluída a sua licenciatura, leccionou em diversas escolas públicas do país (nos distritos de Lisboa, Porto, Braga e Viana do Castelo), tendo vasta experiência quer no ensino básico quer no secundário.

Entre 2002 e 2003 foi presidente da Assembleia da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Ferreira. Colaborou também na redação do Jornal Notícias de Coura em 2005 e 2006.

No período de 2010 a 2013 foi secretária da Assembleia da Junta de Freguesia de Ferreira, pelo Partido Socialista.

Actualmente é membro da Assembleia Municipal de Paredes de Coura (Partido Socialista). Representa ainda esta mesma assembleia na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Paredes de Coura.

Quando questionada sobre o balanço desta experiência, Elizabete revelou que “o convite para integrar a lista de candidatos à Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, foi um desafio arrojado que aceitei com prontidão. Pelo orgulho de representar uma terra com alma, pela honra de fazer parte de uma lista liderada pelo ministro do Alto Minho, Tiago Brandão Rodrigues. Este desafio assumiu-se como uma experiência gratificante e enriquecedora, a todos os níveis. Permitiu o contacto com diferentes idiossincrasias, mas também uma identificação ainda mais estreita com os valores e princípios do Partido Socialista; tornou possível aprofundar o conhecimento do distrito e das suas necessidades, numa tentativa de dar resposta às exigências sócio-políticas deste mundo cada vez mais aberto à mudança e à pluralidade; proporcionou a comunicação com diferentes organizações e entidades, assim como o contacto com o empreendedorismo; reforçou a capacidade de compromisso para com a cultura e a educação; e foi, no fundo, uma tarefa colectiva de mobilização de pessoas para o projeto da plena democracia.”

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.