Última Hora

Futebolistas courenses de outros tempos: Ramalho em pezinhos de lã

15 de Setembro de 2015 | Henrique Reis
Futebolistas courenses de outros tempos: Ramalho em pezinhos de lã
Desporto

O Jorge Ramalho apareceu bem novo a impor-se como alternativa válida para o meio-campo da equipa sénior do Courense, tendo ainda jogado com colegas mais veteranos como Zé Costa ou Manuel Monteiro e com habituais titulares da altura como Duarte Ribas, Toninho, Luís Rocha, Henrique Reis, entre outros.

Tecnicamente evoluído, fazia uso do seu sentido posicional a meio-campo, género segundo avançado, com bom controlo de bola, passe curto refinado e razoável passe mais comprido, era usual vê-lo finalizar fora da área, com remate de primeira ou em livres directos.

Sentiu sempre maiores dificuldades em termos defensivos no miolo do terreno, era mais virado para tarefas ofensivas e, em “pezinhos de lá”, levava a água ao seu moinho, imprimindo forte dinâmica com a sua qualidade na posse de bola.

Era elemento titular indiscutível de uma forte equipa de Juniores que viria a fornecer muitos atletas para os Seniores, o que lhe valeu uma evolução rápida mas segura nas suas funções de médio centro que o catapultaram bem cedo como uma peça a ter em conta nas equipas Seniores.

Mais um dos provenientes do “viveiro” de jogadores que o Lugar de Sequeirô sempre forneceu para o Courense, na rota de muitos e bons jogadores originários deste ponto da sede do concelho.

Ainda passou alguns anos fora do seu clube de coração, tendo representado durante algumas épocas o Formariz e o Os Torreenses, de S. Pedro da Torre, Valença.

Hoje, é um dos habituais representantes da equipa de Veteranos, algumas vezes o seu capitão, e continua a marcar o seu golinho de quando em vez, continuando a pautar jogo a meio-campo, tal como sempre fez ao longo da sua carreira. É igualmente e desde a sua fundação em 2004, um dos elementos do popular grupo “Os Barriguinhas”, que pratica futsal todas as terças e quintas-feiras, no Pavilhão Municipal.

Jorge Manuel Oliveira Ramalho contraiu matrimónio com Alexandra Marinheiro e é pai da Renata e da Beatriz. Com morada própria na freguesia de Ferreira, é funcionário administrativo do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura.


Comments are closed.