Última Hora

Idosos assaltados por falsos presidente e vereador da Câmara

12 de Outubro de 2016 | Gorete Rodrigues
Idosos assaltados por falsos presidente e vereador da Câmara
coura

O dia 12 de Setembro ficará para sempre marcado na memória de Augusto Fernandes, 79 anos, e de Martinha Rosa Lopes, 78 anos, um casal residente em Fonte de Olho, mais propriamente na Travessa da Costinha, que pelas 11 horas foi abordado por dois homens na faixa etária dos 50-60 anos, que se expressavam em português fluente, equipados com capacetes de obras e que se apresentaram como sendo o presidente e o vereador da Câmara Municipal de Paredes de Coura. Beneficiando da credulidade do casal de idosos, os meliantes aproveitaram-se ainda da coincidência do caminho em frente à casa de Augusto e de Martinha estar efectivamente prometido para breve e, como tal, o anúncio por parte dos dois sujeitos de que as obras iriam avançar rapidamente e que deveriam estar concluídas até ao final do mês, mais não fez do que vencer a desconfiança que os estranhos terão começado por merecer.

Depois de derrubarem a desconfiança inicial dos residentes, os burlões passaram para a segunda fase do plano, o conto do vigário que tem ludibriado dezenas de pessoas por esse concelho fora. “Disseram-nos que as notas de vinte euros iam ser retiradas do mercado e que não lhe interessava nada como responsáveis da Câmara que ficássemos com essas notas fora de prazo”, contou-nos Martinha. Acreditando naquilo que o larápio lhe contava, a nossa interlocutora avançou para dentro de casa, sem perceber que os seus passos eram seguidos. Por isso, na altura em que se encontrava com um maço de notas na mão, o intruso retirou-lhas bruscamente, levando Martinha a não ter tempo de mais nada, se não de dizer: “ah seu ladrão, que me está a roubar”! Mas já nada pôde fazer para remediar a situação. Tarimbados na desonrada arte de enganar os mais indefesos, o outro ladrão tinha ficado no quintal da casa a distrair Augusto, que na surpresa do contexto ficou a responder às perguntas de ocasião do cúmplice, em vez de acompanhar a mulher até casa. Com o motor do carro ligado, os ladrões evaporaram-se numa fracção de segundo, havendo tempo apenas de captar parte de uma matrícula espanhola.

Passadas já algumas semanas do sucedido, o desalento é ainda evidente no rosto do casal residente em Fonte de Olho. “Parece que nos tinham drogado. Fiquei sem reacção. Ainda hoje não sei explicar como isto aconteceu”, desabafa Augusto Fernandes.

Para além da soma avultada de dinheiro, que terá ultrapassado os dois milhares de euros, Martinha e Augusto viram ainda ser-lhes roubado um objecto de ouro e o telefone de casa. A GNR deslocou-se ao local para tomar conta da ocorrência.

 

Andreia Barros concluiu mestrado em Direito e Gestão

A jovem Andreia Filipa Gomes de Barros, de 26 anos, que nasceu e fez todo o seu percurso em Lisboa, tem fortes raízes biológicas e afectivas a São Martinho de Coura, a terra dos pais. A Andreia é filha de Manuel Fernandes de Barros, filho de João do Cunha (já falecido) e de Bina do Ribeirinho e de Otelinda Gomes Fernandes de Barros, que por sua vez é filha do Moisés (já falecido) e da Maria José, do lugar da Ponte. Juntamente com a irmã Liliana, a Andreia sempre passou longas temporadas de férias em Coura, mantendo ainda hoje relações de amizade nesta freguesia.

Depois de iniciar a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa em 2008, que terminou em Junho de 2012, inscreveu-se de seguida na Ordem dos Advogados e iniciou uma nova etapa como advogada estagiária. Simultaneamente com o Estágio na Ordem dos Advogados, começou o Master in Law and Management (Mestrado em Direito e Gestão) na Nova School of Business and Economics, cuja parte lectiva concluiu com sucesso, aguardando neste momento a marcação da defesa da Tese de Mestrado perante o júri seleccionado para o efeito.

Durante o estágio na Ordem dos Advogados, colaborou com três escritórios de advogados. No primeiro, sob a orientação de Nuno Correia, advogado em prática individual, teve contacto com várias áreas do Direito, desde o direito do arrendamento, direito laboral, direito da família, contencioso, executivo, entre outras. Posteriormente, colaborou com a Pedro Raposo & Associados, Sociedade de Advogados, RL., na qual fez parte da equipa de Corporate, uma das áreas para a qual é vocacionado o Master in Law and Management.

A Andreia terminou o exigente percurso como advogada estagiária em Julho de 2016 e, actualmente, colabora como advogada com  a AMBA – Braga da Costa, Sousa de Macedo, Ascensão, Almeida Garrett & Associados, onde concluiu o estágio e através da qual presta serviços jurídicos para a Direcção de Coordenação e Desinvestimento do Banco Santander Totta, S.A.

No momento em que está no início de uma importante fase da sua carreira profissional, os votos sinceros dos maiores sucessos para a Andreia.

Comments are closed.