Última Hora

INSALDE: ROSA DE RAMIL, A MAIS IDOSA DA FREGUESIA

7 de Agosto de 2018 | Gorete Rodrigues
INSALDE: ROSA DE RAMIL, A MAIS IDOSA DA FREGUESIA
Insalde

Chama-se Rosa, tem 95 anos, vive no Lugar de Ramil, ostenta lucidez de fazer inveja, anda ligeirinha que até dá gosto e tem saudades de bordar.

“Fazer meias, fiar, bordar, era o que eu mais gostava”, desabafa, sempre com um sorriso contagiante nos lábios, Rosa de Sousa, que apesar de não usar óculos já se vai escusando àquelas tarefas.

Foi uma mulher de armas, nunca virou a cara à dureza da vida do campo, ao mesmo tempo que foi criando um rancho de filhos, cinco ao todo se contarmos com Carminda, um anjinho que está no Céu depois de ser chamada por Deus tinha 10 dias de vida. Os outros são Raul, Gracinda, Alcides, o conhecido barbeiro da vila de Paredes de Coura, e Aurora, com quem a nossa “Rosinha” vive e reparte a felicidade de subir serenamente a escada do século de vida, ali já em degrau bem à vista. A Rosa de Ramil deixou que os olhos brilhassem quando se nos pôs a contar as histórias dos seus netos: “ Tenho 11 netos e 8 bisnetos, vê bem se isto não é uma riqueza”.

O ciclo do linho foi sempre algo que a apaixonou, “desde o semear ao tear”, recordou visivelmente satisfeita com a visita do NC, que a surpreendeu em animada brincadeira com a bisneta Soraia, afecto daqui, afecto dali, uma troca de carinhos que faz verter uma lágrima até aos menos sensíveis.

Comments are closed.