Última Hora

MORTE INESPERADA DE UMA FIGURA COURENSE

17 de Dezembro de 2019 | Albano Sousa
MORTE INESPERADA DE UMA FIGURA COURENSE
Geral

Fernando Lages Bernardo dirigiu Ousam, Bombeiros e Dadores de Sangue

Na manhã de 30 de Novembro, a urbe courense é surpreendida pelo desaparecimento, inesperado, de Fernando Lages Bernardo que, aos 61 anos de idade, viu interrompida a ligação ao mundo, na sequência de uma queda em casa. Na vila de Paredes de Coura.

Figura sobejamente conhecida e respeitada no meio, o Fernando era um funcionário dedicado do nosso Centro de Saúde, logo conhecido por toda a comunidade, que via nele um exemplo, apesar do grau de incapacidade provocado pela invisibilidade que lhe marcou o percurso mundano, mas que não serviu de estorvo para procurar levar uma vida normal.

Sempre de uma forma suave e cordial, surgia a voz do Fernando no outro lado da linha, sempre que alguém ligava para os cuidados de saúde concelhio. Nos serviços, cumprimentava cordialmente todos os utentes, reconhecendo cada um de nós, através das palavras.

Apesar das limitações físicas impostas pela falta de visão, procurou sempre uma vida normal, casando e constituindo família.

Mais, expandiu a vida para lá do âmbito profissional e familiar, dedicando também os tempos livres ao movimento associativo, integrando o saudoso grupo de teatro que, no velhinho quartel dos bombeiros, levou a efeito um determinado número de récitas, que prendiam a plateia até ao último suspiro.

Mas não se resumiu ao grupo de teatro a dedicação do Fernando. Serviu ainda os órgãos sociais das mais importantes colectividades courenses, nomeadamente os Bombeiros Voluntários, Ousam e Adaspaco.

Aliás, esteve na génese daquela que é considerada uma das mais importantes associações benévolas de sangue do país, a Adaspaco,  que em Junho de 1989, numa reunião do Núcleo de Dadores de Sangue de Paredes de Coura, realizada no anfiteatro da Casa da Cultura de Paredes de Coura, deliberou demarcar-se da Associação de Bombeiros de Paredes de Coura.

Em 25 de Março de 1990 tomava posse a nova direcção da Adaspaco, presidida por Joaquim de Carvalho Lajes e onde o Fernando surgia como vogal.

Em 2011, a Adaspaco nomeou o ex-dirigente Fernando Lages Bernardo para ser homenageado no Dia Nacional do Dador de Sangue, em Lisboa, cerimónia na qual o Fernando marcou presença, conjuntamente com outros elementos dos órgãos sociais.

Apesar das limitações físicas, deixou um legado de que quando existe vontade em servir a causa publica e as instituições, não existem estorvos.

Obrigado, Fernando, pela vontade e exemplo de vida que deixaste.

Comments are closed.