Última Hora

CASTANHEIRA. NOVO CRUZEIRO EDIFICADO

12 de Setembro de 2023 | Albano Sousa
CASTANHEIRA. NOVO CRUZEIRO EDIFICADO
Destaque

Após nova queda, a segunda num curto espaço temporal, voltou a reerguer-se o cruzeiro localizado, durante décadas, no cruzamento da estrada municipal com a estrada nacional 303, que liga Paredes de Coura a Arcos de Valdevez.

Depois de alguma morosidade, sempre presente neste tipo de situações, e com alguma polémica pelo meio, eis que, finalmente, o novo cruzeiro foi edificado em local mais seguro para veiculos e peões, colocando de parte o perigo, sempre iminente, de novo derrube.

Dessa forma, a Comissão da Fábrica de São Pedro de Castanheira optou pela instalação do cruzeiro nos terrenos anexos à igreja paroquial, um trabalho plausível, que mereceu o apoio da autarquia local e do Municipio de Paredes de Coura. A nova edificação foi benzida pelo padre Manuel Moreira, durante o percurso realizado pela procissão das festas de Castanheira. Concluídos os trabalhos é caso para dizer que a opção foi bem-sucedida.

No rescaldo do finado mês de Agosto, destaque para o brio patenteado durante as festas de Castanheira, apesar do padroeiro S. Pedro não se ter associado totalmente ao evento, com a presença dos dispensáveis pingos de chuva nos primeiros dias que, mesmo assim, não assustou os muito foliões que visitaram Castanheira. Nota positiva também para as festividades que decorreram no altaneiro Lugar de Chavião, não descurando realizações anteriores.

Agora volta a normalidade e o regresso à escola da nossa população estudantil. Excelente ano lectivo para todos.

 

Comments are closed.