Última Hora

O DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

8 de Agosto de 2018 | Utilizador Independente
O DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA
Cultura

Comemorado pelo terceiro ano consecutivo em Paredes de Coura, com o apoio da Câmara Municipal, através da disponibilização de meios humanos e técnicos, será celebrado na véspera, no Centro Cultural, no dia 17, com início às 15h30.
A Estação Imagem, que conta em Paredes de Coura com a colaboração do fotógrafo José Pedro Santa-Bárbara, celebra a fotografia e o seu dia, uma vez mais com um programa de excelência.

_Visita comentada à exposição “Minhotos de Pele Salgada”, com acompanhamento autor, Leonel de Castro e apresentação do livro.

_Projecção de ensaios fotográficos, incluindo o trabalho vencedor da categoria ‘Retratos’ do Prémio Estação Imagem 2018 Coimbra: “Chaga”, também de Leonel de Castro.
Um conjunto de fotografias fortíssimas e de uma beleza que choca, comove, alerta e desmistifica, um enorme testemunho de coragem do fotógrafo e das mulheres fotografadas (apesar de não se tratar de um mal que atinge apenas mulheres) e que partilharam e expuseram desta forma o drama por que passaram ou pelo qual ainda estão a passar.

“Chaga é um ensaio fotográfico sobre o cancro da mama na Mulher em que a doença e o Amor entram em conflito. O universo feminino abordado vai dos 25 aos 45 anos. A doença é transversal na idade e no extracto social. Muitas mulheres são abandonadas pelos companheiros quando a doença é diagnosticada. Outras relações perdem-se na via sacra. Poucos são os homens que ultrapassam o calvário. Há mães e filhos que partilham o sofrimento diário e a incerteza. O corpo da mulher transforma-se. A mama é amputada. A menopausa apodera-se da sexualidade. A violência dos tratamentos provoca-lhes lesões irreparáveis na alma. Questiona-se o Amor. Enfrenta-se a solidão e o abandono. A CHAGA do peito estende-se à auto-estima, à estabilidade emocional e à feminilidade.
Em Portugal, em 2017, morreram 1500 mulheres com cancro da mama.”
[Leonel de Castro, 2018]
Muitas outras, felizmente, venceram esta batalha!

Comments are closed.