Última Hora

O “milagre” do Zé do Pinhão

21 de Junho de 2017 | Carla Lima
O “milagre” do Zé do Pinhão
Padornelo

No passado dia 10 de Junho, teve lugar uma excursão-peregrinação ao Santuário de Fátima, como forma de agradecimento por todo o apoio que a Virgem Mãe tem prestado na recuperação do nosso estimado conterrâneo Zé do Pinhão.

Esta iniciativa reuniu mais de 100 participantes, muitos de Padornelo, é certo, mas muitos, também, de outras nove freguesias do nosso concelho, a provar publicamente que a amizade não conhece limites. Correu tudo muito bem, exemplarmente organizado pelo casal Porfírio Varajão e esposa, para que nada falhasse neste dia em que o Zé do Pinhão entrou no Santuário de Fátima pelo seu próprio pé, um feito do tamanho de um milagre. E a acompanhá-lo, para além da família e da centena de amigos, Fernando Brandão, da Clínica de Fisiterapia, alguém que agora não cabe nas palavras, por toda a importância que tem tido neste processo de recuperação que já dura há dois anos.

Para melhor percebermos as razões desta Pererinação ao Santuário de Fátima, recordemos que José Fernando Fernandes Rodrigues, mais conhecido como Zé do Pinhão é um respeitado padornelense, residente no lugar de Lamarigo, tratorista de referência e, nos últimos anos, alma da empresa “Casa Rodrigues”, fazendo o som, a iluminação e o adorno de tantas e tantas romarias da nossa terra.

Homem de família, tem sido um marido dedicado; um pai presente, para os seus três filhos; e um avô babado, não escondendo a alegria de se ver rodeado pelos seus seis netos.

No entanto, há cerca de dois anos, a vida deste homem mudou radicalmente, na sequência de um raro problema de saúde que fez com que perdesse todos os seus movimentos. Esteve internando cerca de quatro meses e, no final desse período, regressou a casa, mas ainda sem se poder movimentar. Perante esta situação, este homem nunca perdeu a fé, graças à sua força e à dos seus familiares, que o apoiaram incondicionalmente, indo buscar as forças não se sabe muito bem aonde. Talvez à Virgem Maria. A partir desse momento, começou uma luta diária, travada na Clínica de Fernando Brandão, onde têm decorrido as sessões de fisioterapia. No início, o Zé do Pinhão nem conseguia alimentar-se pela própria mão, mas agora, graças à intervenção profissional e dedicada de Fernando Brandão e da sua equipa, já caminha sozinho, com a confiança e com a garra que todos lhe conhecemos.

Assim chegamos ao dia 10 de junho. A família é reservada e não aprecia alaridos, mas todos perceberam que era chegada a hora de, publicamente, agradecer à Virgem Maria pela recuperação do Zé do Pinhão, no próprio Santuário de Fátima, e na presença do seu fisioterapeuta e de outra centena de amigos que, com a sua presença, quis mostrar-lhe o seu apoio, em representação, até, de muitos outros que não puderam estar presentes.

Um bem-haja muito grande a todos quantos participaram nesta “Peregrinação a Fátima”! Parabéns ao Porfírio Varajão e à esposa pela inciativa! E que a Virgem Maria continue a estar ao lado do Zé do Pinhão e da sua família!

Feira Mostra e São João. A Associação Cultural participou na 24.ª edição da Feira Mostra e agora já está a preparar a noite de São João, que decorrerá no dia 23 de junho, ao ar livre, no recinto envolvente da Associação e da Junta de Freguesia! Inscreva-se, como de costume, e venha comer as sardinhinhas connosco!

Comments are closed.