Última Hora

OLHAR DA TERAPEUTA OCUPACIONAL. A VISÃO NAS COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS

17 de Janeiro de 2023 | MARIANA BERNARDO
OLHAR DA TERAPEUTA OCUPACIONAL. A VISÃO NAS COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS
Destaque

Sabiam que a visão, em parceria com o cérebro, é um dos sentidos que pode afectar muito as competências académicas das crianças?

É verdade! Mas não estou a falar de ver bem ou ver mal, da necessidade de usar óculos ou não usar, falo de algo diferente. Falo da Percepção Visual!

Já tentaram encontrar os vossos filhos/netos/sobrinhos no meio de um conjunto de crianças? E quantos de vocês não passam imenso tempo em frente à impressora para colocar o papel da forma certa, para uma impressão frente e verso? E na praia, quando jogam raquetes, não vos acontece não acertar com a raquete na bola?

Estes são todos exemplos de Percepção Visual. Esta competência refere-se à capacidade do nosso cérebro organizar e processar a informação que recebemos pelos olhos, ou seja, é a capacidade do cérebro perceber/entender o que os olhos vêem. Nos exemplos que vos dei refiro-me a algumas das funções relacionadas com a Percepção Visual, são elas a figura fundo, a imagem mental e a coordenação óculo-manual, respectivamente.

Então, se esta competência nos permite conseguir encontrar uma criança no meio de outras, organizar espaços ou conseguir colocar a folha na impressora e ainda acertar na bola com a raquete, como acham que influencia as competências académicas das crianças?

Na escrita, por exemplo, as crianças podem ter dificuldades em organizar-se no caderno, invertem letras e números e têm dificuldade em diferenciá-las (o “b” pelo “d”, o “p” pelo “q”). No que toca à copia, podem aparecer dificuldades em copiar do quadro. Em jogos de quebra-cabeças, terá dificuldade em encontrar as peças dos puzzles, ou seguir um labirinto. Esta será a criança com dificuldades em seguir leituras e acertar numa bola também será uma tarefa difícil.

Saliento que estes são exemplos de dificuldades provenientes de alterações de percepção visual e referem-se a várias funções da percepção visual.

Queres saber mais sobre este tema? Então volta a esta página no próximo mês!

Comments are closed.