Última Hora

Que figura quer fazer perante os seus filhos?

10 de Setembro de 2019 | Helena Ramos Fernandes
Que figura quer fazer perante os seus filhos?
Geral

O regresso às aulas está aí e por esta altura chega uma autêntica dor de cabeça para muitos pais e encarregados de educação. Fazem-se contas à vida. O orçamento lá de casa tem de chegar para livros, lápis, esferográficas, cadernos, marcadores e toda essa lista infindável que nos é apresentada para que os nossos filhos possam frequentar o próximo ano letivo nas melhores condições.

Não faltam por esta altura órgãos de comunicação social a dar dicas sobre os melhores métodos de enfrentar esta época. Um dos conselhos que mais se lê e mais se ouve (e com o qual eu concordo muito) é ter em consideração que os produtos de marca branca são uma boa opção de compra, pois o preço é mais acessível.

Depois há sempre aquela regra tão básica que todos conhecemos mas à qual é sempre tão difícil obedecer: convém não “deixar tudo para a última hora”. Isto porque com o tempo, conseguimos fazer uma avaliação mais criteriosa dos materiais necessários, evitando ruturas de stock e gastos desnecessários.

Mas, no meio de tanta conversa e cálculos, uma considerável fatia dos pais esquece-se de um pormenor importantíssimo e que raramente é feito. Mas muito raramente mesmo. Ora por falta de tempo, ora por esquecimento.

É muito importante que os pais e encarregados de educação dispensem um par de horas para simplesmente folhearem os novos manuais escolares dos filhos. Tentarem inteirar-se um pouco das matérias que eles irão dar no próximo ano letivo.

Não será muito difícil, por exemplo, pegar no novo manual de História do seu filho e passar uma vista de olhos sobre os vários capítulos. E quem diz de História, diz também de Português, de Biologia, de Química e de Física.

E porque é que isto é muito importante? Para além de ter a oportunidade de relembrar ao de leve matérias que um dia também já lhe foram ensinadas nos bancos de escola, vai também precaver-se para o caso de um dia o seu filho querer tirar uma dúvida consigo ou então falar-lhe simplesmente de matérias que está a aprender nas aulas.

À exceção das ciências exatas (como a Matemática, a Física, etc…) há disciplinas que passam muito pela cultura geral. É sempre bom relembrarmos certas matérias que nós, adultos, enfrentamos no nosso dia-a-dia. Até mesmo em concursos televisivos, por exemplo.

Mais tarde ou mais cedo, chegará a oportunidade em que os nossos filhos irão expor-nos ou simplesmente desabafar-nos uma dificuldade que têm numa certa matéria. Ou então irão colocar-nos uma simples questão sobre Português, sobre História… e aí a escolha é sua.

Que figura quer fazer perante os seus filhos?

Os pais devem ser a maior referência para os filhos. Para alguns, existe ainda aquela ideia (felizmente!) de que se os pais não sabem dar uma resposta, mais ninguém neste mundo sabe.

Logo, imagine o quão belo é fazer um brilharete em frente aos seus filhos e ajudá-los em matérias que eles tenham mais dificuldades. Não sabe responder? Ajude-os a encontrar um caminho. Aponte-lhes um explicador. Mas tente nunca fazer a chamada ‘figura de urso’. Não diga “não sei” e muito menos “não tenho tempo”.

Lembre-se que os seus filhos precisam hoje de si. Daqui a alguns anos será você a precisar deles. Responda-lhes hoje exatamente da mesma maneira como quer que eles lhe respondam quando esse dia chegar.

 

 

Comments are closed.