Última Hora

Raio de Sol

7 de Junho de 2022 | Helena Ramos Fernandes
Raio de Sol
Geral

Mais um mês de Maio que termina. Um mês com alguma importância para mim. Considero-o como meu, e neste último completei mais uma Primavera. Mais um ano de vida, pois nesta parte do mundo ainda nos encontramos em plena Primavera. O que o torna num mês repleto de cores, de cheiros, de flores, mas igualmente de variações climáticas intensas. É calor, é frio, é chuva, é granizo, é trovoada ou nevoeiro. Mas o Sol é um dos actores principais neste mês primaveril, quando a chuva não se impõe. Os raios solares influenciam-nos de forma positiva, desde que, obviamente, a nossa exposição a estes seja equilibrada e protegida. Tudo quando em exagero faz mal! Mas se a exposição ao sol for adequada, este pode oferecer-nos não só alguns, mas muitos benefícios. O bom humor, por exemplo. Está comprovado que uma exposição adequada aos raios solares estimula a produção de vitamina D, e que esta além de outros benefícios é responsável pela estabilização das variações de humor. Comigo funciona. E consigo, caro leitor? Consegue alcançar alguma paz de espírito quando aproveita, de forma controlada, um raio de sol?

Este último mês de Maio de 2022 também foi importante, por outras razões, para muitos jovens estudantes. Principalmente para todos aqueles que terminaram algum ciclo de estudo, como por exemplo uma licenciatura. Foi o mês da bênção das fitas, queimas das fitas, ou outra tradição similar, em muitas instituições superiores do nosso país. Tradições de comemorações de fim de ciclos académicos, momentos que aproximam, mesmo que momentaneamente, a família à vida académica destes jovens estudantes. Momentos bonitos, repletos de emoções e sentimentos de dever cumprido em ambas as partes. Pequenos gestos, pequenas frases repletas de emoções que se transformam em memórias para serem recordadas com um sorriso no coração. A minha filha foi uma dessas finalistas e o momento foi vivido como marca a tradição, com um programa a rigor, com muita emoção, mas também com muita chieira. Não haveríamos nós de pertencer ao distrito de Viana do Castelo, onde a chieira nunca acaba.

Um orgulho natural encheu-nos o coração, e o mais importante disto tudo, caro leitor, é que ela e todos os jovens finalistas da nossa terra, e não só, prossigam o seu caminho rumo à felicidade. Aprofundar as competências adquiridas e entrar no mercado de trabalho com gosto pelo que se faz, torna as coisas mais fáceis e mais prazerosas. E isto faz toda a diferença num profissional, qualquer que seja a área a que se dedica. Qualquer que seja a tarefa ou qualquer que seja o lugar que ocupa, se o trabalho for feito com amor e dedicação, sem desprezar o profissionalismo, o resultado só poderá ser positivo, principalmente para os operadores deste mercado tão agressivo, e por vezes muito injusto. A nossa paz de espírito depende disso.

Mas, caros jovens futuros trabalhadores, se isto não for suficiente, aproveitem a potencialidade dos raios de sol quando o ambiente do vosso posto de trabalho ficar nublado. Além de enriquecer-vos em vitamina D, estarão a trabalhar para a estabilização do vosso humor. E com o coração em paz, as decisões tornar-se-ão muito mais claras. Iluminem e clarifiquem o vosso espírito com essa luz solar que leva pouco mais de oito minutos a chegar até nós, apesar de ter sido produzida a mais de 170 milhões de anos. E com tanta idade, sabedoria não lhe deve faltar. Aproveitem-na, mas com razoabilidade, porque, tudo quando em exagero faz mal!

Comments are closed.