Última Hora

Restauro da capela de S. Francisco em Venade

3 de Novembro de 2015 | Susana Gonçalves
Restauro da capela de S. Francisco em Venade
Ferreira

Para satisfação de toda a comunidade, a capelinha de S. Francisco, no Lugar de Venade, tem sofrido recentemente algumas obras de restauro.

Sendo uma vontade da população em geral e com o incentivo do pároco da freguesia no sentido de se preservar o património arquitectónico e religioso de toda a freguesia e, neste caso, do Lugar de Venade, as intervenções foram acolhidas por todos com bons olhos.

Apesar de as receitas desta capelinha serem escassas, pois só lá é celebrada uma vez por ano missa, em Outubro, no dia de S. Francisco, data em que se arrematam as oferendas da população, com o apoio da Comissão de Compartes de Baldios de Lugar de Venade, a obra foi orçamentada e concretizada, apesar de ascender a um valor superior a 10 mil euros.

Com vários problemas de infiltrações e temendo- se a aproximação dos tempos chuvosos de Inverno, a comissão fabriqueira, preocupada com o agravar do estado de deterioração da capelinha, não tendo receitas suficientes, pediu a colaboração da Comissão de Baldios de Venade, que, à semelhança de outras situações de igual circunstância, em Assembleia, perante a unanimidade da população, deliberou, sem hesitação, conceder o apoio, por se tratar de património de elevado interesse e valor para toda a comunidade.

Assim, com a condição de ter sempre em relevo a traça original da capelinha, foram realizadas todas as intervenções necessárias, incluindo remodelação das paredes interiores, colocação de forro e telhado novo, reconstrução das juntas e lavagem da pedra, dando um ar mais airoso a toda a fachada.

Parabéns a todos os que trabalham em prol da nossa comunidade e que se esforçam e unem para preservar o que de bonito e valioso os nossos antepassados nos deixaram.

Comments are closed.