Última Hora

ROMARIGÃES: S. ROQUE JÁ TEM COMISSÃO DE FESTAS PARA 2019

2 de Outubro de 2018 | Marlene Cunha
ROMARIGÃES: S. ROQUE JÁ TEM COMISSÃO DE FESTAS PARA 2019
Romarigães

 

 

São Roque é, em Romarigães, a festa de todas as festas.

Realizada a meados de Agosto esta festa junta residentes e emigrantes num abraço de saudade. É em São Roque que, por vezes, se encontra aquele amigo que já não se via desde festas passadas, recuperando ali estórias perdidas no passado, conversas há tanto tempo adiadas, amizades interrompidas, amores nunca esquecidos.

Como sentem as nossas gentes a falta da sua festa, depois de três anos de adro cheio, transbordante de gente, sorrisos e abraços, logo se regressou ao vazio.

Não houve festa de São Roque nos dois anos anteriores a este.  Não houve esta, como não houve as outras (salvaram-se à última da hora os actos religiosos e um lanche-convívio num esforço que se agradece e aplaude). Romarigães vai perdendo gente, interesse e identidade, diz-me alguém que muito estimo “sois uma freguesia distante, ausente, em letargia”. Somos? Fomos, eu mesmo respondi.

Foram muitos aqueles que nos pediram (comissão de festas 2014/16) para voltar a erguer a festa, sentíamos que essa tarefa não nos competia, que a nossa missão estava bem cumprida. Confesso ter sido mesmo dos mais resistentes à ideia, sabendo que é uma tarefa difícil mas ao alcance de todos, defendendo eu, hoje como ontem, a mudança periódica de comissão como necessária, diria mesmo que obrigatória.

No final, o amor à terra falaria mais alto e a comissão de festas anterior, na qual me incluo (nunca se abandona um barco em movimento), decidiu realizar a festa de 2019.

Algumas iniciativas para angariação de fundos anunciadas e outras a anunciar. Já à venda estão as rifas para um sorteio de Natal, também já anunciado para o Natal/Ano Novo, esperando-se a adesão de todos às várias iniciativas que irão sendo propostas de forma a conseguir-se erguer uma festa com uma programação condizente com a dos últimos anos.

Não basta querer a festa de S. Roque, não basta pedir para se fazer a festa de S. Roque. Acreditem mesmo que só com um esforço suplementar de todos tal será possível.

Todos juntos faremos a festa de S. Roque 2019.

Comments are closed.