Última Hora

“SINTO-ME MUITO ISOLADA E COM MEDO DO COVID”

3 de Novembro de 2020 | Gorete Rodrigues
“SINTO-ME MUITO ISOLADA E COM MEDO DO COVID”
Destaque

Maria da Ponte lamenta os dias que vivemos, com o fantasma da pandemia a pairar diariamente sobre as nossas cabeças. Aos 86 anos de idade, viúva e sem filhos, Maria Barbosa Teixeira, do Lugar da Igreja, diz que “isto é um trauma, não vou para onde quero, tenho medo de apanhar e infectar os meus sobrinhos, já que por mim, se tiver de apanhar, que Deus me leve”.

A courense que toda a vida trabalhou no campo, ainda hoje cuida do seu rebanho de quatro ovelhas. “Sempre gostei desta vida, mas tive quatro anos no Canadá e também gostei muito, por mim tinha ficado por lá, o meu marido é que quis regressar e voltámos para Portugal estando eu a pensar que só vínhamos de férias, só assim o meu marido me conseguiu trazer de volta”, explica a boa senhora, conhecida pela sua generosidade. “Cultiva batatas, cebolas e muita coisa ainda, mas depois gosta muito de repartir tudo o que colhe”, confessou-nos a sobrinha Henriqueta.

Como se não bastasse tratar da horta e das ovelhas, Maria da Ponte ainda cuida da casa e tem-na “como um brinco, faz questão de ser ela a arrumar e a limpar a casa”, revelou-nos a mesma sobrinha.

Satisfeita com a visita do NC, não escondeu a boa disposição e o espírito jovial, só ensombrado, porém, no momento em que falámos da pandemia, algo que a incomoda muito. “Gostava de ficar um bocado à conversa com as pessoas depois da missa, o contacto com elas fazia-me muito bem, agora é ir e vir para casa, com a máscara e o medo do Covid, já nada tem graça”.

Fica desde já marcada nova visita para o dia 11 de Fevereiro, dia em que a nossa Maria da Ponte completará 87 anos de idade.

 

Comments are closed.