Última Hora

ALUNOS COURENSES E A COZINHA VEGETARIANA: ESCOLA SECUNDÁRIA EM CONCURSO DE ECO-COZINHEIROS

6 de Junho de 2017 | Utilizador Independente
ALUNOS COURENSES E A COZINHA VEGETARIANA: ESCOLA SECUNDÁRIA EM CONCURSO DE ECO-COZINHEIROS
Geral

 

No dia 16 de Maio, ao meio dia e meia, abalámos no nosso autocarro, gentilmente patrocinado pela sempre prestável Câmara Municipal de Paredes de Coura, cinco alunos da nossa escola, da turma B do 6º ano com a D. Lúcia Carvalho e eu mesma [Prof. Fátima Pereira], para participar, na Escola Profissional Infante D. Henrique, nas provas regionais dos eco-cozinheiros do 2º escalão da região do Porto que decorreram nos dias 16 de Maio e 17 para o 3º escalão.

Fomos recebidos e os alunos foram encaminhados aos seus postos de trabalho. As regras eram muito simples, os alunos tinham três horas para cozinhar a sua ementa, empratar para duas pessoas e deixar tudo arrumado. Não nos podíamos aproximar das bancas onde cozinhavam mas podíamos falar com eles. Claro que por razões de segurança, um aluno finalista do curso de cozinha foi destacado para ajudá-los.

Todas as equipas de eco-cozinheiros deram o seu melhor na execução e apresentação dos seus menus. Todas as ementas tinham de seguir o mesmo critério: serem saudáveis, sustentáveis e reprodutíveis em cantinas escolares.

No dia 16 de Maio concorreram para o 2º escalão (2º e 3º ciclo) na parte da manhã as escolas: Escola EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio: uma carne com origem local, vitela, acompanhada de batatas e salada fria, uma sopa de legumes e laranja para sobremesa; Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo: robalo, acompanhado de arroz e salada e creme de legumes, um alperce para sobremesa.

De tarde estiveram presentes as escolas; Escola EB 2,3/S de Paredes de Coura: uma feijoada vegetariana de cogumelos shitake Courenses, couve coração e rebentos de soja, acompanhada de arroz branco com uma salada de alface e beterraba, creme de alho francês e laranja em flor com canela para sobremesa; Colégio D. Duarte: um super caldo de verduras, salmão gratinado com espinafres e batata, uma recheada salada de frutas; Escola Básica D. Pedro I: bife de frango do campo, acompanhado de arroz branco e salada, um creme de legumes e laranja para sobremesa.

O júri era constituído pelo Chef José Maria Moreira, pela professora coordenadora do Programa Eco-Escolas, Ana Raquel Caldas, pela estagiária de nutrição, Cátia Faria, pelas Aromáticas Vivas, Cristina Oliveira e pela ABAE, Inês Pascoal.

Saímos do Porto já tarde dentro, com a certeza que fizemos um bom trabalho, e que das três escolas que foram a concurso connosco nessa tarde, fomos a melhor classificada, ouvimos críticas muito construtivas que nos encheram de orgulho.

Os nossos alunos divertiram-se imenso e todos estão com vontade de concorrer para o ano seguinte. É certo que hoje soubemos que não tínhamos ganho, mas foi-me dito que a escolha foi muito difícil. Pessoalmente que ninguém nos ouve, acho que fomos demasiado inovadores, as ementas vegetarianas ainda não são bem aceites.

Foram apuradas para a prova nacional, a EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio e a EBS Fontes Pereira de Melo, ambas de 2º escalão, e ainda a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses, para a prova do 3º escalão.

Comments are closed.