Última Hora

TRANSCOURA, UMA EMPRESA DE SUCESSO

26 de Janeiro de 2022 | Gorete Rodrigues
TRANSCOURA, UMA EMPRESA DE SUCESSO
Destaque

Muito se tem falado sobre a era digital e sua influência na sociedade, mas a realidade é que não se trata de um futuro: ela já chegou. E já chegou também à Transcoura, dando óptimos frutos na interacção. É essa realidade que nos chega todos os dias e ninguém fica indiferente à comunicação digital que a Transcoura muito assiduamente faz chegar a todos, através dos canais das redes sociais, onde de forma útil, assertiva e criativa nos vai dando conta do seu dia-a-dia, do seu crescimento e da sua afirmação económica e social.

Criada em 19 de Fevereiro de 1986, na freguesia de Ferreira, por Heitor Manuel Alves e Isaura Soares Mata, a Transcoura está agora sob o leme de Francisco Telmo Mata Alves e do filho Francisco José Pereira Alves, que reconhecem que de forma silenciosa esta revolução se reflecte no dia-a-dia da empresa, quebrando fronteiras, optimizando o tempo e facilitando o trabalho. Reconhecem que esta mudança empodera as empresas e as interacções em rede. Estamos numa era global, que corre a um ritmo alucinante e é importante nos negócios esta mudança-chave, investindo nas novas tecnologias, melhorando as infra-estruturas, mas também enfatizando a esfera da responsabilidade social e da responsabilidade ambiental. É por tudo isto que vendo a empresa como parte integrante do meio e da sociedade que a rodeia, a Transcoura tem tido uma forte ligação e colaboração com vários parceiros sociais, colaborando assídua e estreitamente com os Bombeiros Voluntários, com a Associação dos Dadores de Sangue, com o Sporting Clube Courense, com o Centro Paroquial de São Bento e com as várias Associações Culturais do Concelho, a quem nunca negou colaboração e a quem sempre se disponibiliza a ajudar. De forma humilde e discreta, como é preferência de Francisco Alves, sempre que possível, por afecto à terra onde nasceu e cresceu, às suas gentes e estando sempre atento às necessidades que o rodeiam, colabora e pratica gestos de solidariedade, como aconteceu ainda no Natal, onde a empresa esteve atenta e presente em resposta a algumas necessidades locais. Colaborou ainda através da realização de calendários solidários, que ofereceu a algumas instituições, que lhes permitissem obter alguns lucros, sem que a Transcoura nada retirasse dessa iniciativa. Em tempos instáveis e difíceis como os que vivemos, Francisco Alves vê esta cooperação e interajuda  entre as instituições como sendo crucial, pois onde todos ajudam nada custa. Foi assim que o educaram e que aprendeu, é assim que pretende continuar a actuar e são estes princípios e valores que também quer deixar de herança aos filhos, bons seguidores e admiradores do seu percurso.

Sobre as dificuldades com que se tem deparado nos tempos de pandemia, refere que houve um forte investimento na aquisição de equipamentos de protecção individual, bem como na formação e nas acções de sensibilização para toda a equipa. Foram implementadas várias medidas, que continuam em vigor, como forma de atenuar os efeitos da pandemia. Tem sido tempos de exigências, de aprendizagem, de adaptação, mas sobretudo de superação, com a compreensão e colaboração de cada membro da grande equipa que o rodeia. Não duvida que uma empresa não é feita apenas de números, é feita de pessoas, de expectativas e de sonhos e que cada um dos elementos que dedica grande parte da vida ao trabalho, é parte importante do sucesso desta empresa e da continuação do sonho. Não esquece igualmente todos os que estiveram ao serviço da Transcoura e que infelizmente já partiram, mas que nunca serão esquecidos. Francisco Alves reconhece a importância de ter uma equipa fortemente motivada, com foco em objectivos comuns e ambiciosos. Esse é sem dúvida um dos pontos fortes da empresa. A par disso, pretende continuar a apostar no marketing e na modernização dos canais de divulgação nas redes sociais, com mais interacção com os agentes da sociedade, tirando também proveito da excelente imagem de marca que, felizmente, Paredes de Coura e o concelho já têm no mercado, e que lhe tem trazido benefícios. Por outro lado, reconhece que o desenvolvimento do concelho nos últimos anos tem também sido uma mais-valia, em termos do crescimento da sua actvidade e tem sentido total apoio por parte do Município, com quem pretende manter diálogo próximo e recíproco. Sobre perspetivas e projectos futuros que considera mais importantes para a Transcoura, Francisco Alves enfatiza o continuar a apostar na formação, na era digital, bem como reforçar e melhorar a política social e ambiental da empresa, não descurando o objectivo  contínuo de aumentar o volume de negócios como, felizmente, tem vindo a acontecer nos últimos anos, sem nunca perder de vista a qualidade dos serviços prestados, com o intuito de manter a fidelização dos clientes, nomeadamente grandes clientes internacionais da indústria automóvel, entre muitas outras áreas. Manter uma política de proximidade e de abertura ao diálogo com toda a equipa e parceiros fará sempre parte do seu modelo de gestão, que até à data tem assegurado o sucesso.

Em termos numéricos, fruto de muito trabalho e investimento, nos últimos 5 anos, é com satisfação e tranquilidade, que refere que a facturação aumentou 45%., renovou a frota em 75% e aumentou-a 25%. Já no que diz respeito ao número de efectivos, registou-se um aumento de 40%, uma evolução francamente positiva, que deixa antever a forte tendência de expansão da empresa.

Quando questionado sobre o que representa para si a Transcoura e como vê o papel da empresa no âmbito da oferta de trabalho que disponibiliza para a região, Francisco Alves continua a enaltecer os seus fundadores e o objectivo e a honra de lutar diariamente pela continuidade deste projecto, iniciado há tanto tempo pelos seus antecessores. É um orgulho imenso continuar a transportar, ao longo do tempo, o nome de Coura pelas estradas de Portugal e Espanha, mantendo-nos líderes de mercado na área dos transportes e da logística, onde pretende fortemente investir nos próximos anos. Tem noção da responsabilidade que tem entre mãos, da quantidade de famílias que dependem desta empresa e sensibiliza o filho para esta realidade em que cresceu e que aprendeu a gostar e a defender com toda a garra.

Olhando para o percurso da Transcoura, desde a sua criação até agora, desabafa, com humildade, mas com brilho no olhar, que o facto de estar sediado num meio pequeno, não foi um entrave ao crescimento e ao desenvolvimento. Orgulha-se muito de, juntamente com toda a equipa e com o seu filho, que é o seu braço-direito, e com o apoio imprescindível da família, ter conseguido superar todas as dificuldades que têm surgido ao longo do caminho, e  de estar aqui neste momento com toda a motivação e esperança para o futuro, sem cruzar braços, sem esmorecer e lutando pelos crescentes desafios e êxitos.

Para finalizar, não podíamos deixar de ouvir o testemunho do filho, Francisco José Pereira Alves, que toda a equipa viu nascer e crescer, em termos pessoais e profissionais, atingindo um lugar de destaque e de respeito no seio da empresa. Confessa, como já antevíamos, que a Transcoura “é a menina dos meus olhos e um sonho realizado”. Vê nela o passado, as origens e o futuro e dedicar-se-á com total empenho para que continue a crescer, mas, sobretudo, manter-se uma transportadora de qualidade.

Aos dois homens do leme, de trato simples, humilde, mas convictos, audazes e sonhadores, Francisco pai e Francisco filho, deixamos a nossa admiração, o nosso respeito e parabenizamos por este percurso tão distinto e desejamos a toda a equipa da Transcoura coesão e motivação para continuar a crescer e a enfrentar os desafios com toda a determinação e  confiança. Novas conquistas chegarão certamente e Paredes de Coura levantar-se-á para vos aplaudir!

 

Comments are closed.