Na noite do dia 29 de Março, a Casa Courense em Lisboa foi palco do apresentação de “Armado em Bom”, o mais recente livro de Manuel Tinoco. O evento reuniu amigos lisboetas, courenses e courenses lisboetas, num ambiente de descontração, risadas frescas e poucos silêncios. O que se seguiu foi uma conversa entre amigos sobre o quarto livro do autor, que em apenas quatro anos tem construído uma obra literária envolvente e intimista.

Na mesa de honra, estiveram Nuno Ferreira, presidente da Casa Courense em Lisboa; Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura; Adriana Guerreiro, directora do Agrupamento Gil Vicente; o músico Jorge Mendes e o próprio Manuel Tinoco, sócio fundador número 7 da Casa Courense em Campolide e protagonista da noite. Durante a conversa, abordaram-se temas centrais da obra e do próprio, como a escrita como forma de sobrevivência, o conceito de Ter, Ser e Estar, a ligação ao Sporting, a figura da Tia Cândida e a emblemática capa à Tinoco. O debate trouxe esclarecimentos, reflexões e comentários sobre passagens do livro, culminando numa longa fila junto à banca de exemplares instalada no fundo do salão.

“Armado em Bom” percorre memórias e “agradáveis” retratos das pessoas que marcaram a vida do autor. Entre debates e anedotas, ficou no ar a promessa de um próximo livro dedicado aos que conviveram com Tinoco nos seus tempos mais lisboetas. Espera-nos, em promessa, uma dedicatória a essas vivências, sem jamais impor barreiras ao que o coração sente e a memória deseja revelar.




Sandra Fernandes