No passado dia 20 de Agosto celebrou-se um aniversário muito especial na freguesia. A tia “Lola”, assim apelidada carinhosamente por todos, fez 90 anos. Baptizada de Glória Loureiro da Cunha, teve como irmãos, Telmo, João, Maria e mantém ainda hoje Franquelim, que esteve presente no seu aniversário. A festa foi bonita, reuniu toda a família no salão de festas da Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora de Fátima, figuras a quem a tia Lola presta imensa devoção. Para descrever a tia Lola, não poderia encontrar palavras mais bonitas do que aquelas que a sua neta, Suzete Barbosa, lhe dedicou: “Mais do que uma avó, foi filha, mãe, esposa, sogra, tia, madrinha, bisavó e amiga, uma mulher linda por fora e ainda mais bonita por dentro. Uma lutadora incansável, uma guerreira que passou por tantas perdas, mas que nunca perdeu a fé nem a força de seguir em frente”.
A tia Lola foi esposa do saudoso e conhecido Emídio do “Morgado” (sacristão toda uma vida no Espírito Santo e em Resende), e mãe de Deolinda, Maria do Rosário (conhecida por Zaira), José Luís e Rui. É avó de João e Elisabete Fernandes, Suzete e Lúcio Barbosa, Tânia, Nuno, Diana e Sara Rodrigues e bisavó de Edgar, Matilde, Miguel, Ariana, Mariana e Matias. É madrinha de Carlos Loureiro, Lúcia Barbosa e Emidio Rodrigues. É notável o carinho e o amor que todos lhe dedicam: “é uma mulher correcta, justa e amiga de ajudar, gosta de receber e ter a casa cheia, é quem faz as melhores filhoses e as melhores belouras da matança do porco, tem sempre uma palavra amiga para dizer a todos”; e para rematar, nas palavras da sua neta, o que de mais belo um ser humano pode ser: “é um porto seguro onde sempre encontrei
carinho, amor, aconchego e esperança”.
Muitas felicidades e parabéns à tia Lola.
Fátima Ferreira










